Expedição percorre cidades do Centro-Oeste de Minas para conscientizar sobre a revitalização do Rio Pará; veja programação

07 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Iniciativa chamada 'Esse rio é meu' será realizada de 8 a 19 de maio, com apresentações artístico-culturais, solenidades, rodas de conversa, plantio de mudas, entre outras ações. Rio Pará em Divinópolis; foto de arquivo

Anna Lúcia Silva/g1

A expedição "Esse Rio é Meu" do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Pará começa na próxima segunda-feira (8) e segue até o dia 19 de maio. Durante este período, membros do comitê, pesquisadores e professores vão percorrer Divinópolis, Carmo do Cajuru, Cláudio e outras cidades da região banhadas pelo Rio Pará. Veja a programação completa abaixo.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Haverá apresentações artístico-culturais, solenidades, rodas de conversa, plantio de mudas, monitoramento e análise da qualidade da água, visitas técnicas guiadas, passeios de barco (como à foz do Rio Pará, no encontro com o Velho Chico), visita e roda de conversa com o povo Kaxixó.

O objetivo é conhecer a realidade atual do território e mobilizar a sociedade para a revitalização do rio.

Primeira semana

Segunda-feira (8)

Resende Costa, berço da nascente do Rio Pará, será dado o pontapé da expedição. Na sequência, o grupo promoverá uma visita técnica à nascente, com o objetivo de avaliar o estado e as condições do primeiro olho d’água do rio.

Terça-feira (9)

Itaguara, no distrito de Pará dos Vilelas, a partir das 8h. A programação conta com visita técnica ao Pontilhão e à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, às margens do Rio Pará.

Quarta-feira (10)

Em seu terceiro dia, o grupo chega a Pará de Minas, no Parque Bariri. Na programação estão previstas uma Blitz Educativa, atividades interativas e uma Roda de Conversa com a Comissão Gestora Local (CGL) da bacia hidrográfica do Ribeirão Paciência, uma das duas bacias no território do Rio Pará onde foi declarado conflito pelo uso da água.

Além disso, duas exposições fotográficas também irão acontecer: ‘Conhecendo a calha urbana do Ribeirão Paciência’ e das vencedoras do concurso ‘Nossas Águas’ (2022 e 2023).

Quinta-feira (11)

Em Carmo do Cajuru, a recepção à Expedição ‘Esse Rio é Meu’ começará às 6h45, haverá um Rio Tour, passeio guiado no Rio Pará, na Barragem de Cajuru. A saída será na Praça 1º de Janeiro (Praça da Prefeitura).

Na sequência, a partir das 9h, as solenidades acontecerão no Auditório Dona Lúcia Guimarães. Haverá apresentações do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água da Bacia do Ribeirão do Sapé (Agência Peixe Vivo), do Programa Produtor de Águas do Ribeirão do Empanturrado (ANA) e de práticas sustentáveis em propriedades rurais e resultados (Emater).

As atrações culturais ficarão por conta da Banda Musical, do Grand Pas Studio de Dança e Performance Núcleo de Dança.

Sexta-feira (12)

O último dia da primeira semana da Expedição ‘Esse Rio é Meu’ acontece em Divinópolis. Às 8h30, a equipe do Comitê promoverá uma análise da qualidade da água do rio Itapecerica, afluente do Rio Pará, na Praça Candidés.

Às 14h, será promovido o evento ‘Esse Rio é Meu: Encontro interinstitucional pelas águas de Divinópolis e Bacia do Rio Pará, com participações e apresentações do CBH do Rio Pará, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Divinópolis e de Comissões ligadas à Câmara Municipal de Vereadores.

Segunda semana

Segunda-feira (15)

A segunda semana da Expedição começa em Itaúna, a partir das 9h, por meio de uma reunião, junto ao SAAE local, sobre esgotamento sanitário no município. Na sequência, às 11h, o grupo segue para uma visita técnica a pontos do rio São João.

A tarde, a expedição chegará a Cláudio, a partir das 14h. Estão previstas apresentações do Projeto Sou Semente e do Programa de Educação Ambiental (PROGEA), e do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água da Bacia do Rio Pará, do Comitê.

Terça-feira (16)

Em Pitangui e Conceição do Pará, a recepção à Expedição ‘Esse Rio é Meu’, será feita de forma conjunta a partir das 8h. O local é o distrito de Velho da Taipa, na divisa dos dois municípios, às margens do Rio Pará.

Na sequência, na Estação Cultural Velho da Taipa, haverá apresentações da Banda de Música de Pitangui e do Coral de Crianças do IEV (Instituto Esther Valério), além de uma Roda de Conversa pelas águas da região, com participação de representantes dos Executivos dos dois municípios, CBH do Rio Pará, IEF (Instituto Estadual de Florestas), Copasa (Programa Pró-Mananciais) e Sindicato Rural.

Quarta-feira (17)

A expedição chegará a Bom Despacho às 8h, na Praça da Matriz, onde haverá plantio de muda com placa alusiva para eternizar a passagem da iniciativa pelo município. Na sequência, será promovida uma coletiva de imprensa com representantes do CBH do Rio Pará e lideranças locais.

Às 9h, a programação segue no Auditório da Câmara Municipal com uma Roda de Conversa com a Comissão Gestora Local (CGL) da Bacia Hidrográfica do Rio Picão. A bacia é uma das duas no território do Rio Pará onde foi declarado conflito pelo uso da água.

Quinta-feira (18)

Em Martinho Campos, as atividades começam às 14h, com foco especial na Reserva Indígena Kaxixó. Lá, a Expedição vai mergulhar na cultura do povo Kaxixó, por meio de uma roda de conversa, rituais e manifestações culturais, e apresentações de alunos da Escola Estadual Indígena Caxixó Taoca Sergia.

A partir das 18h, uma série de atividades culturais movimentarão a Praça da Matriz. Apresentações da Banda Lira Santa Cecília, do ‘Poetas das Águas’, da Orquestra Abadiense de Viola Caipira, do grupo de capoeira ‘Afrominas’ e do ‘Talentos da Terra’ estão entre as atrações. Além disso, também estão confirmadas exibição de vídeos, uma Feira de Arte, Cultura e Gastronomia e a participação dos Alunos do Curso.

Sexta-feira (10)

A Expedição será encerrada em Pompéu, cidade que guarda o encontro do Rio Pará com o Velho Chico. As atividades começam às 8h, na Escola Estadual Paulo Campos Guimarães, com uma recepção e homenagens do executivo municipal. Lá também será realizada uma coletiva de imprensa, para um balanço da Expedição.

Às 10h, uma visita técnica à foz do Rio Pará, no encontro com o Velho Chico, será a última atividade da Expedição do ano de 2023.

LEIA TAMBÉM:

FACILIDADE: Mineira faz sucesso na internet com dicas práticas para o dia a dia

APÓS DUAS DÉCADAS: Santo Antônio do Monte volta exportar fogos de artifício para os Estados Unidos

GOD SAVE THE KING: Aos 74 anos, rei Charles III é coroado no Reino Unido

📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas

📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO