Justiça mantém sentença e Viçosa terá que pagar R$ 100 mil por não adotar medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti

16 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Uma liminar já havia obrigado o município a adequar-se às metas do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde e às Diretrizes Nacionais para a prevenção e controle de epidemias de dengue. Assim como dengue e zika, o chikungunya também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, foto ilustrativa

Sean Werle/INaturalist

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a sentença que condena o município de Viçosa por não adotar medidas de combate ao Aedes aegypti. O município terá que pagar R$ 100 mil por danos morais coletivos e multa por descumprimento das obrigações.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Em 2019, uma liminar já havia obrigado o município a adequar-se às metas do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde e às Diretrizes Nacionais para a prevenção e controle de epidemias de dengue.

Conforme divulgado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), ficou comprovada a situação de baixa cobertura, rendimento e produtividade dos setores responsáveis pela prevenção e combate ao mosquito e às doenças transmitidas por ele.

Ação Civil Pública

A ACP foi ajuizada após a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Viçosa constatar baixa cobertura, rendimento e produtividade dos setores do município responsáveis pelo combate ao mosquito Aedes aegypti.

Também ficou comprovado, conforme a decisão a judicial, que o município, nos anos de 2017, 2018 e 2019, falhou nas medidas de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito.

Além disso, ficou comprovado o número insuficiente de pessoal para a execução das ações de combate à dengue.

Grande número de casos

Em boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na segunda-feira (15), Viçosa tem 401 casos prováveis de dengue e 2 de chikungunya.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura, que informou que a Prefeitura ainda não teve acesso à sentença e que “quando acontecer será avaliado o conteúdo e verificada as providências que serão adotadas”.

LEIA TAMBÉM:

POLÍCIA: Ex-companheira acusada de matar policial federal aposentado em Juiz de Fora será levada para hospital psiquiátrico

BARBACENA: Defesa Civil estadual vai enviar galões de água para auxiliar no abastecimento

OPORTUNIDADES: UFV abre inscrições para o preenchimento de vagas ociosas na graduação

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO