Dengue em Minas: mortes aumentaram mais de 500% em relação a 2022

29 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Em uma semana, sete pessoas morreram em decorrência da dengue em Minas Gerais. Até esta segunda-feira (29/5), 103 óbitos foram registrados no estado. Os dados representam um aumento de 543,7% em relação ao mesmo período de 2022, quando, até a última semana de maio, a doença fez 16 vítimas.
As últimas mortes registradas aconteceram em oito municípios mineiros: Alpinópolis, Manhuaçu, Matipó, Oliveira, Patos de Minas, Patrocínio, São João do Manteninha e São Sebastião do Paraíso. Uberlândia é a cidade com maior mortalidade, com dez óbitos, desde o início do ano.
Quatro cidades tiveram os primeiros óbitos em decorrência da dengue: Alpinópolis, Oliveira, Patrocínio e São Sebastião da Manteninha. Além disso, dois registros foram retirados da lista divulgada pelo Governo de Minas, sendo uma morte em Divinópolis e uma em Uberlândia. O Estado de Minas procurou a SES-MG, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Ao todo, 182.562 casos de dengue foram confirmados em Minas. Outros 172.993 estão sendo tratados como casos prováveis e ainda precisam ser confirmados via exames laboratoriais. 

Belo Horizonte

Na sexta-feira (26/5), a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou que 5.531 casos da doença já haviam sido confirmados, e outros 14.367 resultados estavam sendo investigados. O informe sobre a doença na cidade é divulgado semanalmente. 
Em abril, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a terceira morte em decorrência da contaminação pelo vírus. Outros dois óbitos pela contaminação da arbovirose já haviam sido confirmados na capital. Apesar de não fornecer informações sobre os pacientes, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que todos já tinham outras doenças que “contribuíram para complicação". 
 

Como se proteger contra arboviroses:

Retirar os pratinhos dos vasos de plantas;Acondicionar o lixo em saco plástico e mantê-lo em lixeira tampada até o dia e horário de recolhimento pelo Serviço de Limpeza Urbana;Manter a caixa d’água vedada, sem deixar frestas, mesmo que muito pequenas;Realizar a limpeza das calhas e remover folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento da água;Entregar os pneus ao Serviço de Limpeza Urbana ou mantê-los em local coberto;Tratar a piscina com cloro e limpar uma vez por semana;Manter o quintal sempre limpo e livre de qualquer material que possa acumular o mínimo de água e se tornar foco do Aedes aegypti;Usar repelentes que possuam como composto a icaridina, componente que repele o mosquito vetor de maneira mais eficaz;Manter berços e camas de crianças cobertos por telas.
 

Veja quais cidades mineiras já registraram mortes em decorrência da dengue: 

Alpinópolis - 1Alvinópolis - 1Belo Horizonte - 3Boa Esperança - 1Brasilândia de Minas -1Campina Verde - 2Capitólio - 1Caratinga - 1Carneirinho - 1Cedro do Abaeté - 1Conquista - 1 Conselheiro Lafaiete - 1Divinópolis - 1 Esmeraldas - 1Felício dos Santos - 1Guimarânia - 1Ibirité - 1Ingaí - 1Itaú de Minas - 5Ituiutaba - 1Iturama - 1Janaúba - 1João Pinheiro - 6Juiz de Fora - 1Lagoa Formosa - 1 Lavras - 3 Malacacheta - 1Manhuaçu - 2Matipó - 2Monte Carmelo - 3Montes Claros - 1Oliveira - 1Paracatu - 2 Paraopeba - 1 Passos - 7Patos de Minas - 5Patrocínio - 1Pedra do Anta - 1 Pedro Leopoldo - 1Perdizes - 1 Perdões - 1Pirapora - 2 Planura - 1Prata - 1 Pratápolis - 1 Rubim - 1 São João do Manteninha - 1São Sebastião do Paraíso - 5Teófilo Otoni - 1 Uberaba - 8 Uberlândia - 10Unaí - 1 Varginha - 1Várzea da Palma - 2 

FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO