‘Estou bem’: diz criança que venceu câncer de intestino após diagnóstico precoce e tratamento em MG

30 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Caso aconteceu em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. Menino, de 11 anos, é apaixonado pela polícia e a mãe pediu para a PM participar da carreata da vitória. 'Estou bem': diz criança que venceu câncer de intestino após diagnóstico precoce e tratamento

Polícia Militar

Francisco Manoel Andrade de Sousa, de apenas 11 anos, mais conhecido como "Manelzinho", recebeu o diagnóstico de câncer no intestino em janeiro deste ano, momento em que travou uma luta intensa contra a doença. Foram quatro meses de tratamento, entre idas e vindas para o hospital, quase cinco meses depois, o menino agradece e comemora a recuperação.

Compartilhe no Whatsapp

Compartilhe no Telegram

Ele ganhou palmas, depoimentos e olhares brilhantes do corpo médico, de funcionários e da família, que celebrou o fim do seu tratamento contra o tumor no intestino.

Festa de aniversário de Francisco em um Hospital em BH

Arquivo Pessoal/Antônia Maria Bezerra de Sousa

"Estou passando para desejar uma feliz semana para todos e dizer que estou bem, tchau, beijos"; diz Manelzinho em um vídeo enviado para o G1.

No último sábado (27) para comemorar a vitória, a família organizou uma carreata pelas ruas do bairro Santa Rita em Governador Valadares onde mora, mas, com um detalhe bem importante. De acordo com Antônia Maria Bezerra de Sousa, de 37 anos, mãe de Manelzinho, o filho é fã da Polícia Militar e sonha em ser policial quando crescer.

Sempre foi apaixonado pela polícia, Francisco ganhou o certificado do programa de educação ambiental

Arquivo Pessoal/Antônia Maria Bezerra de Sousa

Por isso, ela correu atrás para conseguir a presença dos militares na carreata da vitória. "Ele comentou comigo falando que seria muito bom se os policiais estivessem lá. Foi aí que eu comecei a dar meus pulos, consegui contato e foi só alegria. Mãe é mãe."; disse a Antônia.

O Sargento Geovane, foi um dos policiais que participou da carreata de Francisco e explicou, que assim que ele e os outros militares chegaram de surpresa, Manelzinho não segurou a emoção, muito menos, os pms.

"Foi um momento único. Nesses 24 anos de carreira na Polícia Militar, nunca tinha participado de uma ação justa, prazerosa. Confesso que foi um dia muito especial não só pra mim, mas para todos os militares que participaram dessa ação e comemoração a cura do Manelzinho. Com certeza esse momento vai ficar marcado nas nossas carreiras, quando a gente chegar na reserva, é um momento que ficará guardado na nossa memória; contou o Sargento Geovane Marques que esteve presente na carreata da vitória do menino.

Sargento Geovane com Manelzinho

Polícia Militar

O Sargento ainda disse que assim que começou o serviço, foi até a casa de Francisco, que estava na porta e ficou sem reação, quando viu as viaturas aproximando. "Foi nítido perceber toda a felicidade dele. Assim que descemos, ele veio correndo até nossa direção, nos abraçou e ficou bastante emocionado. Nesse período que ficamos ali, percebemos a felicidade de todos em volta dele pela sua recuperação"; completou.

Diagnóstico

Para Antônia, o filho é um milagre; do diagnóstico até a cura, a jornada de enfrentamento ao câncer foi longa e penosa. A vida da família mudou drasticamente; a mãe contou, que os primeiros sintomas de Manelzinho apareceram em dezembro de 2022, quando o filho começou a perder peso, apetite, e não tinha mais vontade de fazer atividades físicas.

Segundo a mãe, no dia 05 de janeiro deste ano, Francisco teve uma febre alta e ela o medicou, mas, no dia seguinte, a barriga do menino amanheceu bastante inchada e ele queixava de dores, momento, em que a família foi para o hospital com a criança.

"O médico foi examinando e já afirmando que a barriga dele estava com pus e chamou o cirurgião e comunicando que ele tinha que operar imediatamente e informaram que era apendicite. Na época ele tinha 10 anos e eu estava desesperada"; contou.

Manelzinho e a mãe no hospital

Arquivo Pessoal/Antônia Bezerra

Em seguida, Antônia contou, que o médico chamou ela e o marido para conversar. "Ele disse que era uma massa, mas depois falou que era um caroço e que não tinha como tirar, porque estava grudado no intestino. Mas, explicou que tinha cura e tratamento."; relatou.

De acordo com a autônoma, a ficha só caiu, quando o médico afirmou que Francisco teria que fazer quimioterapia e que aquele caroço no intestino do garoto, se tratava de um tumor.

Uma notícia que abala. Muitos exames para fazer, consultas, sessões de quimioterapia; mas o que diferenciou no tratamento de Manelzinho foi o apoio dos amigos, familiares e das forças de segurança, que não mediram esforços para visitar o garoto, que estava internado em Belo Horizonte. E, para a surpresa de todos, o organismo de Francisco respondeu rapidamente.

Policiais de Meio Ambiente, visitaram a criança no Hospital da Baleia em Belo Horizonte

Arquivo Pessoal/Antônia Bezerra

Antônia afirmou, que desde novo Francisco é apaixonado pela polícia e sempre pedia a visita dos heróis de farda no hospital; em quase cinco meses de tratamento, Manelzinho teve a presença de várias equipes na unidade e saúde e ganhou muitos presentes.

Equipe do Corpo de Bombeiros visitou Manelzinho no Hospital da Baleia e tirou sorrisos do garoto

Arquivo Pessoal/Antônia Bezerra

Manelzinho recebendo a visita dos policiais

Arquivo Pessoal/Antônia Bezerra

Terminada as sessões de quimioterapia, Manelzinho agora se concentra nas últimas fases do tratamento. E com o apoio de quem a ama, o garoto segue firme, com um sorriso no rosto e a certeza que cada segundo de vida é um milagre a ser celebrado.

"Ver os resultados dos exames livres de vestígios do câncer, saber que meu filho estava curado, foi o melhor dia das nossas vidas. Idas constantes ao hospital, e a história ganhou outro rumo."; finalizou.

Manoelzinho com o leão do Proerd

Arquivo Pessoal/Antônia Bezerra

Vídeos do Leste e Nordeste de Minas

Veja mais notícias da região em g1 Vales.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO