FAO: preços dos alimentos registram queda em maio

02 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Os preços mundiais dos alimentos registraram queda em maio após a "considerável" redução do custo dos cereais e dos óleos vegetais, anunciou nesta sexta-feira (2) a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O índice de preços dos alimentos da FAO, que segue a variação mensal dos preços internacionais de uma cesta de produtos alimentícios, recuou 1,6% na comparação com abril.

O índice de preços dos cereais caiu 4,8% em um mês, consequência da queda de quase 10% do custo do milho devido às "perspectivas favoráveis de produção e à demanda menor das importações".

Os preços do trigo, cujas reservas são abundantes, caíram 3,5% após, entre outras medidas, a renovação do acordo que permite estabelecer corredores marítimos seguros no Mar Negro para transportar cereais ucranianos.

Os preços dos óleos vegetais registraram queda ainda mais expressiva, de 8,7% em ritmo anual, o que significa um custo menor que em maio de 2022 (-48%).

A safra "excepcional" de soja no Brasil, a grande oferta de canola e girassol e o aumento da produção de óleo de palma, de difícil exportação, também provocaram um forte impacto sobre os preços.

O índice de preços do açúcar da FAO, no entanto, aumentou 5,5% e maio e registrou o quarto avanço mensal consecutivo.

A disponibilidade mundial de açúcar enfrenta problemas, alerta a organização, ao mesmo tempo que existe uma preocupação com o impacto do fenômeno meteorológico 'El Niño' nas colheitas da próxima temporada.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO