Encontrados 45 sacos com restos humanos em cova clandestina
No estado de Jalisco, no oeste do México, foram encontrados pelo menos 45 sacos contendo restos humanos em uma cova clandestina. A descoberta aconteceu na terça-feira durante a busca por oito jovens que haviam sido reportados como desaparecidos nos últimos dias, conforme informaram as autoridades locais na quinta-feira (1º).
No entanto, somente os resultados do Instituto Estatal de Ciências Forenses poderão confirmar o número exato de corpos e suas respectivas identidades. Os parentes dos desaparecidos, seis homens e duas mulheres com cerca de 30 anos, já foram informados. Os jovens, que trabalhavam em um call center, foram vistos pela última vez entre os dias 22 e 29 de maio, conforme várias denúncias. Inicialmente, sete desaparecidos foram identificados pelas autoridades, mas na quinta-feira foi revelado que um oitavo funcionário do call center também estava desaparecido.
O local de trabalho dos jovens fica na mesma área onde os restos humanos foram encontrados. Investigações iniciais apontam que o call center estaria envolvido em atividades ilegais. Essa suposição foi negada pelos familiares dos jovens, que acusaram as autoridades de criminalizar as vítimas. A imprensa local relatou que as autoridades encontraram maconha e panos com possíveis manchas de sangue, além de documentos sobre a suposta venda fraudulenta de planos de férias.Leia também: Operação busca jornalista sequestrado no México
Em 2021, no município de Tonalá, também em Jalisco, cerca de 70 sacos contendo restos humanos de 11 pessoas foram encontrados. Desde o início de uma polêmica ofensiva militar antidrogas promovida pelo governo em dezembro de 2006, o México registra mais de 340 mil homicídios e cerca de 100 mil desaparecidos, a maioria atribuída a organizações criminosas.
FONTE: Estado de Minas