Unesco aplaude compromisso econômico da Austrália para proteger a Grande Barreira de Corais

06 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

A Unesco recebeu com satisfação, nesta terça-feira (6), o "compromisso formal" australiano de 2,89 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 14,2 bilhões, na cotação atual) para proteger a Grande Barreira de Corais, evitando assim que se transforme em um dos patrimônios mundiais "em perigo".

"Estou satisfeito que o diálogo entre nossos especialistas e as autoridades da Austrália se traduza hoje em compromissos formais", declarou Audrey Azoulay, diretora geral da Unesco, em um comunicado.

A possível inclusão da Grande Barreira de Corais, Patrimônio da Humanidade desde 1981, na lista de perigo teria contrariado profundamente o governo australiano anterior, que combateu a medida de forma diplomática.

Em um carta para essa instituição das Nações Unidas datada de 25 de maio e consultada pela AFP, o ministério do Meio Ambiente anuncia um "investimento" de 4,4 bilhões de dólares australianos (2,89 bilhões de dólares) "para assegurar o futuro da Grande Barreira".

Entre as medidas prometidas estão a criação de "zonas proibidas para a pesca" em um terço da barreira até 2025, além da redução "considerável" da descarga de poluentes da agricultura e indústria e a redução das emissões de CO2 do país, segundo a Unesco.

A Austrália é um dos maiores importadores de carvão e gás natural do mundo e um dos piores países em termos de emissões de dióxido de carbono por habitante (15,3 toneladas ao ano), muito mais do que a China (7,6) ou até mesmo os Estados Unidos (14,7), segundo o Banco Mundial.

Além do valor incalculável do ponto de vista natural e científico, se estima que a Barreira de Corais -que se estende por 2.300 quilômetros- gera 4,8 bilhões dólares de receita para o setor de turismo da Austrália.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO