UE promete ‘ajuda necessária’ à Ucrânia após explosão de represa
A União Europeia (UE) prometeu "a ajuda necessária" à Ucrânia após a destruição parcial da represa hidrelétrica em Kakhovka (sul), anunciou, nesta terça-feira (6), o chefe da diplomacia ucraniana após uma conversa telefônica com seu homólogo europeu, Josep Borrell.
"A UE está disposta a fornecer a assistência e ajuda humanitária necessárias para atenuar as consequências dessa catástrofe provocada pela Rússia", indicou Dmytro Kuleba no Twitter.
Ucrânia e Rússia se acusam mutuamente pela destruição da represa, cuja central hidrelétrica foi conquistada pelos russos no começo de sua ofensiva na Ucrânia.
Nesta terça-feira, sua destruição parcial provocou inundações em diversas localidades e obrigou a retirada de milhares de pessoas.
"Até agora, 24 localidades na Ucrânia foram inundadas", disse o ministro do Interior, Ihor Klymenko, e mais de 17.000 civis tiveram que ser evacuados das regiões alagadas, segundo o procurador-geral.
"Mais de 40.000 pessoas poderão estar em regiões inundadas. As autoridades ucranianas evacuaram mais de 17.000 pessoas. Infelizmente, mais de 25.000 civis se encontram em território sob controle russo, indicou, no Twitter, o procurador ucraniano Andrii Kostin.
FONTE: Estado de Minas