Andradas faz campanha emergencial de vacinação contra a febre amarela após casos em cidades próximas

07 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Isso acontece após quatro casos teriam sido confirmados e dois deles terem evoluído para mortes em cidades vizinhas no interior de São Paulo. Depois de casos em regiões próximas, Andradas faz campanha contra a febre amarela

Andradas (MG) faz uma campanha emergencial de vacinação contra a febre amarela. Isso acontece após quatro casos teriam sido confirmados e dois deles terem evoluído para mortes em cidades vizinhas no interior de São Paulo.

Logo cedo as equipes saem para a zona rural levando vacinas e informação para a população. Eles vão de porta em porta. A visita em cada propriedade tem o objetivo de identificar e vacinar todas as pessoas que moram na roça e ainda não forma imunizadas contra a febre amarela.

O alerta surgiu depois que quatro casos de febre amarela foram registrados no Estado de São Paulo. Todos em cidades próximas a Andradas. Duas pessoas morreram.

A morte mais recente, registrada no final de abril, foi a de um homem de 44 anos que era de São João da Boa Vista (SP). Em fevereiro, um morador de Monte Santo de Minas que tinha 41 anos também morreu da doença depois de ir ao interior de São Paulo a trabalho.

"Andradas tem um mapeamento dessas áreas rurais, são 14 grandes setores e nós estamos primeiramente fazendo as áreas de maior risco. O sucesso dessa campanha se dá graças ao apoio desses proprietários, donos de empresas que estão localizadas na zona rural e a parceria entre Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura, Emater e os próprios moradores dos bairros que estão nos ajudando nessa ação", explicou a gerente da divisão de Vigilância em Saúde, Ana Beatriz Sasseron.

Andradas faz campanha emergencial de vacinação contra a febre amarela após casos em cidades próximas

Reprodução EPTV

Profissionais da Vigilância Ambiental também participam da campanha. O alerta deles é de orientação para o caso de algum morador encontrar macacos mortos ou doentes na região.

"O macaco quando adoece com febre amarela, geralmente ele desliga do bando. Então quando você acha macaco morto próximo a áreas de mata, a gente precisa fazer esse trabalho de vigilância para fazer um trabalho junto do setor de imunização em relação a vacina", disse o supervisor da seção de Vigilância Ambiental, Aldo Fernandes.

Os profissionais também reforçam que os macacos não transmitem a febre amarela, eles são tão vítimas quanto os humanos. Porém o risco existe se eles forem contaminados e picados por mosquitos.

"Os macacos não são transmissores da doença, eles também são vítimas, igual o ser humano. Eles adoecem com o vírus, os mosquitos existem dois tipos que existem na área silvestre, que são os mosquitos transmissores da febre amarela silvestre. Então quando existe algum macaco com a doença, eles picando esse macaco, atrai o vírus e começa ali a transmissão.

Andradas faz campanha emergencial de vacinação contra a febre amarela após casos em cidades próximas

Reprodução EPTV

A ação começou nesta semana e não tem data para terminar. Duas equipes simultâneas trabalham na campanha. Uma é a que vai de porta em porta e a outra tem visitado as empresas da cidade que ficam na zona rural.

Nestes primeiros dias, as equipes têm visitado as roseiras e sempre que identificam trabalhadores que não foram imunizados, já aplicam as doses.

"Nós temos pressa, nós estamos fazendo o monitoramento rápido da vacinação, análise da carteirinha e já vacinando no local de trabalho. Tanto contra a febre amarela, como também a vacina que previne o tétano

Até o momento não foi registrado nenhum caso de febre amarela em Andradas. O objetivo da ação é preventivo e para intensificar a vacinação nas pessoas que moram na zona rural.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO