Presidente palestino visita a China
O líder palestino Mahmud Abbas desembarcou na China nesta terça-feira (13), informou a imprensa estatal do país asiático, no momento em que Pequim pretende atua como mediador nas negociações de paz com Israel.
O presidente palestino permanecerá na China até sexta-feira (16), em sua quinta visita oficial à segunda maior economia mundial.
A agência oficial de notícias palestina Wafa informou que Abbas terá reuniões com o presidente chinês Xi Jinping e com o primeiro-ministro Li Qiang.
O líder palestino é "um velho e bom amigo do povo chinês", declarou na semana passada o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin.
"A China sempre apoiou a causa justa do povo palestino de restaurar seus legítimos direitos nacionais", acrescentou.
A China tenta reforçar os vínculos com o Oriente Médio e desafiar a tradicional influência dos Estados Unidos na região.
O presidente Xi visitou a Arábia Saudita em dezembro durante uma viagem regional, quando também se encontrou com Abbas e defendeu uma "solução rápida, justa e duradoura para a questão palestina".
Em uma entrevista à agência estatal chinesa Xinhua na semana passada, o dirigente palestino Abbas Zaki definiu a China como "um amigo mais próximo que um irmão".
FONTE: Estado de Minas