Rússia alerta Ucrânia contra ataques em território russo ou na Crimeia
A Rússia ameaçou nesta terça-feira (20) atacar "centros de tomada de decisões" ucranianos, em caso de bombardeios em território russo, ou na Crimeia, com armas ocidentais, que Moscou acusa Kiev de preparar.
"De acordo com nossas informações, os comandantes das Forças Armadas ucranianas planejam atacar o território da Rússia, incluindo a Crimeia, com (sistemas americanos) Himars e (mísseis britânicos) Storm Shadows", afirmou o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu.
"O uso dos mísseis fora da zona (de combate) significaria um envolvimento total dos Estados Unidos e do Reino Unido no conflito e provocaria ataques imediatos sobre os centros de tomada de decisões na Ucrânia", acrescentou.
Ele não revelou se as ameaças envolvem os centros de comando militar, que Moscou já afirma atacar, ou os centros de decisão política de Kiev.
Desde o início da campanha militar contra a Ucrânia em fevereiro de 2022, Moscou fez várias advertências sobre o agravamento do conflito em caso de ataques diretos contra seu território.
A Rússia considera a Crimeia parte de seu território desde que anexou a península ucraniana em 2014.
Nos últimos meses, aumentaram os ataques com drones e as incursões transfronteiriças de homens armados em território russo.
Kiev não reivindicou nenhuma ação.
A advertência de Shoigu foi anunciada no momento em que Kiev executa uma contraofensiva em vários setores da frente de batalha.
Muitos analistas consideram que a Ucrânia está testando as defesas russas antes de mobilizar a maior parte de suas tropas na batalha.
FONTE: Estado de Minas