Saiba o que fazer em caso de picadas por aranhas e outros animais peçonhentos

20 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Em Poços de Caldas, uma mulher de 54 anos precisou passar por uma cirurgia para remover o tecido necrosado após ter o dedo picado por uma aranha. Saiba o que fazer em acidente envolvendo picada de animais peçonhentos

Mais de 75 mil casos de picadas por animais peçonhentos foram registrados em Minas Gerais no ano passado. Ao todo, foram 126 mortes em todo o estado. Aqui no Sul de Minas, um caso recente chamou a atenção. Uma mulher de 54 anos precisou passar por uma cirurgia para remover o tecido necrosado após ter o dedo picado por uma aranha.

Mas o que fazer em caso de picadas de animais peçonhentos? O Corpo de Bombeiros explicou que primeiro de tudo é preciso manter a calma e procurar por ajuda dos profissionais competentes.

“Tentar manter a calma, identificar onde foi a picada. Se tiver uma caneta perto, pode até fazer um contorno pra ver onde foi picada. Lavar com soro ou água e sabão e procurar o pronto atendimento o mais rápido possível ou chamar o 193”, explicou o tenente Rodrigo Destefani.

Aranha marrom é considerada uma das mais perigosas

Reprodução

De acordo com o tenente, os sinais e sintomas alérgicos vão depender da natureza de cada animal, mas a pessoa pode apresentar inchaço, vermelhidão, suor excessivo e às vezes sangramento.

“É importante identificar o animal por causa do soro antiveneno. Se a pessoa não souber identificar, pelo menos pode tirar uma foto", disse.

O tenente reforçou que é importante não tentar capturar o animal peçonhento e também não colocar produtos como pasta de dente e borra de café no ferimento.

Cirurgia após picada de aranha

O caso da picada de aranha aconteceu em Poços de Caldas. A mulher de 54 anos foi ferida dentro de casa no bairro Conjunto Habitacional, na Zona Sul da cidade.

No dia da picada, ela foi levada imediatamente ao Hospital Municipal Margarita Morales e depois encaminhada para a UPA.

Mulher que teve o dedo picado por aranha vai precisar passar por cirurgia para retirar pele necrosada em MG

Arquivo pessoal

Lá, a aranha foi fotografada e o registro enviado para análise em Belo Horizonte. A mulher foi medicada e depois liberada.

Duas semanas depois, ela precisou passar por cirurgia para remover o tecido necrosado. A equipe médica do hospital informou que a mulher foi picada por uma aranha marrom, uma espécie venenosa.

Na última quinta-feira (15), a mulher voltou a procurar a Santa Casa por estar com dores. Ela ficou internada até sábado (17), quando recebeu alta.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO