Possíveis restos humanos são encontrados em destroços de submarino

28 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Possíveis restos humanos foram encontrados em meio aos destroços do submersível Titan, informou a Guarda Costeira americana. Os materiais serão analisados por médicos dos Estados Unidos. Pedaços do submarino, que implodiu em uma excursão em águas profundas ao Titanic e matou cinco pessoas, foram descarregados do navio Horizon Arctic em St John's, no Canadá, nesta quarta-feira (28/6).

Funcionários da Guarda Costeira dizem que a estrutura de suporte do submarino e uma tampa traseira foram encontradas entre os destroços. A agência está nos estágios iniciais de uma investigação sobre as causas do desastre de Titan. A Guarda Costeira americana informou que o Conselho de Investigação da Marinha transportará as evidências encontradas para um porto dos EUA para análises e testes adicionais.

Jason Neubaue, que lidera as investigações sobre o Titan, afirmou em um comunicado que as evidências recolhidas fornecerão aos “investigadores de várias jurisdições internacionais informações críticas sobre a causa dessa tragédia”. Ele disse que "ainda há muito trabalho a ser feito para entender os fatores que levaram à perda catastrófica do Titã e ajudar a garantir que uma tragédia semelhante não ocorra novamente".

Leia também: Submarino do Titanic: o que acontece agora após confirmação de mortes

Todas as cinco pessoas a bordo do submersível morreram em 18 de junho, depois que ele implodiu cerca de 90 minutos em um mergulho para ver o famoso naufrágio de 1912, que fica a uma profundidade de 3.800 metros (12.500 pés) no Atlântico Norte.

Os passageiros eram o chefe da OceanGate, que organizou o mergulho, Stockton Rush, de 61 anos; explorador britânico Hamish Harding, 58; Shahzada Dawood, 48, e seu filho, Suleman Dawood, 19; e o mergulhador francês Paul-Henry Nargeolet, 77.

Até agora, a Guarda Costeira diz que cinco pedaços principais foram encontrados abaixo da superfície em um grande campo de destroços perto da proa do Titanic. Os destroços trazidos para o continente nesta quarta-feira parecem incluir as duas tampas, incluindo a escotilha do submarino sem a janela, bem como as pernas de pouso e o compartimento do equipamentos posterior, segundo o correspondente de ciência da BBC News, Jonathan Amos.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO