Dois homens são indiciados por crime de racismo contra vereadora em Itaúna

06 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Polícia Civil concluiu o inquérito na quarta-feira (5). No início de junho, a vereadora Edênia Alcântara denunciou os ataques sofridos. No início de junho, a vereadora Edênia Alcântara denunciou os ataques sofridos

Reprodução/Redes sociais

Dois homens de 44 e 48 anos foram indiciados pelo crime de racismo cometido contra a vereadora Edênia Ribeiro Alcântara (PDT) em Itaúna. A Polícia Civil concluiu o inquérito na quarta-feira (5).

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Leonardo Moreira Pio, os atos discriminatórios foram cometidos por meio de grupos de trocas de mensagens instantâneas.

“Os indiciados responderão pelo crime previsto no artigo 2º da Lei 7716, que trata de condutas discriminatórias e preconceituosas", informou o delegado.

🔔 O g1 Centro-Oeste agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!

Vereadora fez a denúncia

No dia 2 de junho, a vereadora Edênia Alcântara procurou a delegacia da cidade para denunciar os ataques que estava sofrendo em redes sociais.

"Ataques esses que passam por injúria , racismos e violência política de gênero. Esse tipo de violência acontece quando expomos nossos corpos para a luta. Isso acontece quando ocupamos espaços que há tanto tempo são privilegiados. São ameaças físicas, humilhações e interrupção de fala. Um mecanismo covarde que fere os valores democráticos. Denunciei hoje ataques recentes e antigos", pulicou a parlamentar em rede social no dia que fez a denúncia.

Após a divulgação da conclusão do inquérito, o g1 conversou com a vereadora, que contou como os ataques afetaram ela e a equipe de trabalho.

"Chegou em um ponto que, além de ficar abalada psicologicamente, a situação começou a atingir minhas assessoras, a equipe que trabalhava comigo, por serem mulheres pretas também" contou a vereadora Edênia Alcântara.

Com o indiciamento de duas pessoas, a parlamentar espera que as pessoas possam repensar atitudes e, principalmente, a forma como usam as redes sociais.

"Na maioria das vezes, as pessoas acham que rede social é terra sem lei, terra sem dono. Espero que essas pessoas comecem a recuar. Já quem sofre os ataques precisa denunciar", ressaltou a vereadora Edênia Alcântara.

📲 Confira as últimas notícias do g1 Centro-Oeste de Minas

📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO