Incêndios perto de Atenas obrigam a evacuar áreas costeiras

17 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Diversos focos de incêndios florestais, abastecidos por fortes ventos, foram declarados nesta segunda-feira (17) a cerca de 40 e 80 km de Atenas, na Grécia, obrigando as autoridades a emitirem ordens de evacuação em partes do litoral.

Nas imediações da cidade costeira de Loutraki, cerca de 80 quilômetros a oeste de Atenas e perto do canal de Corinto, 1.200 crianças foram retiradas de colônias de férias ameaçadas por um incêndio, informou o prefeito Giorgos Gkionis.

Em Kouvaras, 50 km a leste da capital, outro incêndio arrasou a região e se estendeu para Avavyssos, 40 km a sudeste de Atenas, na região densamente povoada de Ática.

"É um incêndio difícil, com ventos muito fortes de até 7 Beaufort (50-60 garantiu Yannis Artopios, porta-voz dos bombeiros do país mediterrâneo. "O fogo percorreu 12 quilômetros em apenas duas horas", acrescentou.

A polícia deteve um suspeito de ter iniciado este incêndio, indicou o porta-voz dos bombeiros. Contudo, segundo a agência ANA, o homem de 32 anos foi liberado depois por falta de provas.

Dez bombardeiros de água, seis helicópteros e 210 efetivos, entre eles uma equipe de 31 bombeiros da Romênia, lutavam contra as duas frentes do incêndio, segundo Artopios.

O fogo se espalhou rapidamente para as áreas costeiras de Lagonissi, Anavyssos e Saronida, onde as residências de veraneio são abundantes.

Diversas casas foram queimadas nessa região, segundo imagens difundidas pela emissora de televisão pública ERT.

As autoridades também interditaram o trânsito nas rodovias próximas de Kalyvia, onde já havia densas nuvens de fumaça.

Um terceiro foco foi declarado em uma área de floresta em Beocia, a nordeste de Atenas, segundo os bombeiros.

Assim como outros países europeus, a Grécia registrou sua primeira onda de calor muito forte do verão neste fim de semana, com máximas de 44,2 °C na área de Tebas (centro), segundo o Observatório Nacional de Atenas.

Na capital, as autoridades decidiram fechar a Acrópole, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, durante as horas mais quentes de sexta, sábado e domingo.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO