Aos 82 anos, Mutinho lança em setembro álbum autoral que reúne Fernanda Takai, Zeca Baleiro e o parceiro Toquinho

20 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

♪ Aos 82 anos, Mutinho – nome artístico do violonista e compositor gaúcho Lupicínio Moraes Rodrigues – se prepara para lançar, em 15 de setembro, o álbum Casa de Mutinho.

O título alude ao fato de o artista revisitar no disco algumas músicas compostas em parceria com Toquinho e apresentadas há 40 anos no álbum Casa de brinquedos (1983) nas vozes de artistas como Chico Buarque, Simone e Tom Zé.

Em Casa de Mutinho, A bailarina – originalmente gravada por Lucinha Lins – rodopia na voz de Leopoldina enquanto A bicicleta roda com Zeca Baleiro. Já A bola rola com o grupo Mundo Aflora. O macaquinho de pilha ressurge em Casa de Mutinho com Wandi Doratiotto, integrante do grupo Premeditando o Breque.

Gravado sob direção musical do violonista Bruno de La Rosa, o álbum Casa de Mutinho apresenta algumas músicas inéditas entre as regravações do cancioneiro do artista, nascido em 1941 em Porto Alegre (RS) na família do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974), de quem é sobrinho.

Dentre as novidades do repertório autoral do disco Casa de Mutinho, há Canção pra Jade (gravada com Fernanda Takai), Jogo da amarelinha (música que traz a voz de Lucy Brand) e Mar de Isabel, parceria de Mutinho com o filho Marcio Mutalupi e Bruno de La Rosa.

Para quem não liga o nome à música, Mutinho é parceiro de Toquinho em músicas conhecidas como Escravo da alegria (1980) e Ao que vai chegar (1984).

Apresentada por Toquinho há 39 anos no álbum Sonho dourado (1984), Ao que vai chegar também integra o repertório de Casa de Mutinho em gravação feita com Toquinho e escolhida para anunciar o álbum em single programado para sexta-feira, 21 de julho. Música do álbum Aquarela (1983), Esse menino reaparece em gravação com Hélio Ziskind.

Editado via Kuarup, Casa de Mutinho é o segundo álbum do artista, que iniciou carreira na Porto Alegre (RS) natal antes de migrar para São Paulo (SP), cidade na qual foi admitido, em 1973, como baterista da banda da dupla formada na época por Toquinho com Vinicius de Moraes (1913 – 1980).

Até apresentar em 2017 o primeiro álbum da discografia, Meu segredo, Mutinho havia lançado somente um EP em 1977, 40 anos antes.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO