Prédio histórico que sediou primeira Câmara de MG será reinaugurado

20 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Após quase três anos de obras de restauração, o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Marina, hoje Câmara Municipal de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, ficou pronto. Além das atividades do Legislativo, a construção, que data do século 18, ficará aberta para visitações turísticas após a inauguração, que está marcada para 2 de agosto.
 
De acordo com a Câmara Municipal de Mariana, ao longo do processo de restauração foram resgatados elementos que estavam embaixo de camadas de tinta nas paredes. O trabalho de prospecção revelou pinturas parientais datadas em épocas diferentes e que agora poderão ser vistas pelos visitantes.
 
A Câmara Municipal garante que os novos elementos podem despertar a curiosidade dos visitantes e ampliar o número de visitações ao prédio histórico, que, antes da restauração, chegou a registrar o fluxo de quase 2 mil turistas em um único mês.

Leia também: Dono de bar é morto com 12 tiros dentro do próprio estabelecimento

 
Para facilitar o acesso de visitantes com mobilidade reduzida, uma janela localizada na parte de trás do edifício foi substituída por uma porta e, em frente a ela, foi construída uma rampa de acesso. Também foi instalado um elevador que permite o acesso ao pavimento superior, onde está localizado o plenário e a presidência da Casa Legislativa.
 
As obras de restauro da Casa de Câmara foram licitadas pela Secretaria Municipal de Obras e são parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Cidades Históricas do governo federal. O projeto foi apresentado pelo município em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
O valor inicial para a execução dos serviços foi estimado em R$ 2,5 milhões, e o prazo de entrega, em 18 meses. Após quase três anos, a obra foi concluída com um gasto de R$ 3.846.809.

FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO