Maria do Arraial: Manifestantes ocupam prédio no Centro de BH
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Ao menos 300 pessoas ocuparam um prédio no Centro de BH na madrugada desta sexta-feira (28/7). O ato foi coordenado pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). O imóvel fica na rua da Bahia, 1.065, e estava vazio.
A ocupação recebeu o nome de Maria do Arraial, uma senhora negra que morava onde hoje está o Palácio da Liberdade e teria sido a primeira mulher a resistir a despejos.
Segundo os organizadores, o movimento "denuncia a situação das várias famílias que sofrem com a falta de moradia digna e reivindica que o prédio ocupado cumpra sua função social e seja destinado para moradia".
Coordenador da Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal de Lavras (Ufla), o advogado Fernando Nogueira Martins Junior informou que o movimento defende a implementação de políticas habitacionais.
"Este prédio estava abandonado há anos e foi ocupado pelas famílias sem-teto para reivindicar dos poderes públicos a moradia, que é direito fundamental", frisou.
Viaturas da polícia estão no local, mas não há conflitos até o momento. O trânsito também está fluindo sem interrupções.
Reportagem em atualização
FONTE: Estado de Minas