Operação policial deixa pelo menos 12 mortos em São Paulo

01 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Uma operação policial deixou pelo menos 12 mortos desde o fim de semana no Guarujá, após a morte de um policial militar dias antes, informaram autoridades nesta terça-feira (1º).

"Doze suspeitos morreram em confrontos com as forças de segurança desde o início da operação" na sexta-feira (28), disse a Secretaria de Segurança de São Paulo em comunicado.

A ouvidoria da polícia investiga mais mortes supostamente associadas à operação e estima que o número total pode subir para 19, informou o jornal Folha de S. Paulo.

O policial militar Patrick Bastos Reis, de 30 anos, foi morto a tiros na última quinta-feira (27) enquanto fazia o patrulhamento de comunidade do município costeiro, que fica a 60 km da capital.

A Operação Escudo, de "repressão ao tráfico de drogas e ao crime organizado", continua em andamento na Baixada Santista, região formada por nove municípios, incluindo o Guarujá.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que todas as mortes foram resultado de "confrontos de criminosos com a polícia" e negou os "excessos" denunciados por moradores da região.

Até o momento, 32 suspeitos foram presos, incluindo o suposto autor dos disparos contra Reis, e 11 armas e 20,3 quilos de drogas foram apreendidas, detalhou a Secretaria de Segurança do estado.

A operação foi duramente criticada por organizações de direitos humanos e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, que classificou a reação dos militares como "não proporcional em relação ao crime cometido".


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO