Mulher sobrevive com tumor de quase 5 kg por 4 meses e passa por cirurgia de emergência em Juiz de Fora

08 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Paciente agora irá passar por sessões de quimioterapia em 30 dias. Volume da massa levou quadro de obstrução intestinal. Tumor de 5 kg retirado de paciente em Juiz de Fora

Bruno Marcelino/Arquivo Pessoal

Um tumor com cerca de 5 kg foi retirado de uma mulher durante uma cirurgia de emergência em Juiz de Fora. O procedimento ocorreu na última segunda-feira (31) no Hospital 9 de Julho, referência em tratamento oncológico na cidade.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

De acordo com o cirurgião responsável Bruno Marcelino, a paciente tem 56 anos e há 4 meses percebeu que a barriga começou a crescer, mas não procurou atendimento médico inicialmente.

“Só após realizar uma tomografia é que o diagnóstico de câncer foi dado. Quando ela levou o resultado no posto de saúde já foi classificada como paciente suspeita oncológica”, contou o médico ao g1 nesta terça-feira (8).

Do posto a mulher foi encaminhada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no mesmo dia transferida para o hospital, onde deu entrada com um quadro de obstrução intestinal por conta da tumoração.

O cirurgião foi chamado para verificar o caso e a equipe decidiu fazer uma cirurgia de emergência para a retirada do tumor.

“Sabíamos que era uma doença um pouco mais avançada e avaliamos ser preciso tirar o tumor inteiro”, completou.

A paciente foi diagnosticada com câncer de ovário e o médico explicou que o tumor cresceu a ponto de comprimir o intestino dela.

Já em casa, a mulher inicia as sessões de quimioterapia daqui a 30 dias. Também será avaliado a necessidade de retirada dos ovários e útero dela.

'Não são incomuns'

Cirurgião oncológico há 6 anos, o médico Bruno Marcelino disse que casos como estes não são incomuns e que já retirou tumores maiores, com cerca de 11 e 13 quilos.

“Infelizmente o paciente tem sempre aquela sensação de que vai melhorar e normalmente só procura quando tem o sintoma, que é quando já está mais avançado”, concluiu o especialista.

Por isso, o médico alertou que ao perceber qualquer alteração no corpo é necessário procurar atendimento para uma avaliação especializada.

Tumor retirado de paciente em Juiz de Fora

Bruno Marcelino/Arquivo Pessoal

🔔 O g1 Zona da Mata agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!

OUTROS CASOS:

Idoso com tumor gigante no rosto luta na Justiça por cirurgia no RN

Criança de 10 anos descobre tumor raro e precisa de remédio de R$ 3,5 mil todos os meses, no interior do Ceará

Tumor com cerca de 46 kg é retirado de mulher em cirurgia de emergência em Itaperuna, no RJ

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO