Marcas renomadas destroem peças de roupa que prometiam reciclar; entenda

08 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Um levantamento após uma investigação feita pela "Changing Markets Foundation", fundação sediada nos Países Baixos, revela que a maioria das roupas doadas a grandes marcas, que prometem reutilizá-las ou reciclá-las, acaba sendo destruída. A informação é da agência portuguesa Lusa. 
A fundação usou "air tags" da Apple, dispositivos que enviam a localização, e rastreou 21 peças de roupas usadas em perfeitas condições. Os artigos foram doados às lojas H&M, Zara, C&A, Primark, Nike, The North Face, Uniqlo e M&S na Bélgica, França, Alemanha e Reino Unido, e outros doados a uma grande cadeia de vendas online. O restante foi repassado a uma grande cadeia de vendas online.
Apesar das promessas, 16 das 21 peças foram destruídas, deixadas em armazéns ou exportados para África, onde cerca de metade da roupa usada é retalhada para outras utilizações ou abandonada.
A título de exemplo, uma saia doada à H&M viajou 24.800 quilómetros, de Londres até um terreno baldio no Mali, onde parece ter sido despejada. Apenas cinco artigos dos 21 foram reutilizados na Europa ou acabaram numa loja de revenda.
"A maior parte dos programas promete explicitamente não deitar fora a roupa utilizável. Mas nenhuma das marcas mencionadas mantém registos públicos sobre o destino das roupas que lhes são doadas. Em vez disso, entregam-nas a empresas especializadas em reutilização, reciclagem e eliminação final" diz a ONG no comunicado.

FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO