BH e 28 cidades recebem 2ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Belo Horizonte e mais 28 cidades mineiras vão participar do projeto Noite Mineira de Museus e Bibliotecas a partir desta quinta-feira (10/8), na segunda edição da iniciativa. A proposta é unir “a música, o teatro e a literatura, em transversalidade” em espaços culturais do estado, como diz o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
O projeto passa a acontecer mensalmente, todas as segundas quintas-feiras de cada mês. Além da capital, as cidades de Águas Formosas, Contagem, Cordisburgo, Ipatinga, Itabira, Juiz de Fora, Ouro Preto, Pirapora, Uberlândia e Varginha também se destacam na programação do evento. Os interessados poderão participar de 42 atividades, que serão realizadas em 40 equipamentos culturais situados em 12 das 13 regiões do estado. As ações serão realizadas entre 18h e 22h.
O lançamento desta temporada aconteceu nesta quarta-feira (9/8) no Museu Mineiro, trazendo um sarau com a participação de Márcia Clementino Nunes, que é coautora do livro “História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha” e filha da empresária, professora, cozinheira e também escritora Dona Lucinha (1932-2019). Além dela, o cordelista Paulinho Ferreira e a declamadora de poemas Leane Freire também marcaram presença.
A ação é uma iniciativa do Governo de Minas, com realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS).
Destaques da programação
Entre as atividades oferecidas pela Noite Mineira de Museus e Bibliotecas estão exposições, saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores/as, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, performances artísticas, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, realização de empréstimo de livros e mais.
Em BH, A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, por exemplo, vai trazer, a partir das 18 horas, um bate-papo centrado no universo dos quadrinhos, no Anexo Professor Francisco Iglésias. No mesmo local, os amantes do sucesso da HBO, Game of Thrones, poderão realizar uma montagem coletiva de quebra-cabeça tridimensional do mapa de Westeros.
Já no interior, em Cordisburgo, cidade de Guimarães Rosa, o Museu Casa com o nome do autor sediará uma oficina de isogravura, técnica de impressão em papel. A abordagem das imagens será o Patrimônio Cultural de Cordisburgo. Em Ouro Preto, no Museu Casa Guignard, a oficina Guignard e Poesia vai trazer uma analogia da relação do professor e pintor brasileiro com sua cidade amor-inspiração.
Confira a programação completa no Guia de Programação.
FONTE: Estado de Minas