Milhares de simpatizantes do golpe de Estado se reúnem em frente à base francesa no Níger

11 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Milhares de simpatizantes do regime militar que deu um golpe de Estado no Níger se reuniram nesta sexta-feira (11) perto da base militar francesa de Niamei, entoando palavras de ordem hostis à França, observaram os jornalistas da AFP.

"Abaixo a França, abaixo a Cedeao!", gritavam os manifestantes, um dia depois de a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental dar sinal verde para uma possível intervenção militar para restaurar o poder do presidente deposto Mohamed Bazoum.

Também agitaram bandeiras russas e nigerinas e reforçaram seu apoio aos militares que tomaram o poder e, em particular, ao seu chefe, general Abdourahamane Tiani.

"Vamos expulsar os franceses! A Cedeao não é independente. É uma manipulação da França, há uma influência externa", disse Aziz Rabeh Ali, membro do sindicato estudantil que apoia o regime militar.

A manifestação continuou até a tarde e estava ocorrendo pacificamente, conforme relato dos jornalistas da AFP.

Os militares que tomaram o poder em 26 de julho acusam a França de ter instigado a decisão da Cedeao de ativar uma "força de reserva" para restabelecer a ordem constitucional no Níger.

A França mantém no Níger cerca de 1.500 soldados que cooperam na luta contra os grupos jihadistas que acampam na zona do Sahel.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM