Gabriel Milliet debuta solo com ‘Um’, álbum autoral gerado entre o frio da Holanda e o calor tropical do Brasil
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Inspirado pela cidade de São Paulo, o disco tem coprodução de Biel Basile, baterista da banda O Terno. ♪ Em Silêncio brutal, primeira das nove músicas autorais reunidas por Gabriel Milliet na disposição do álbum Um, o cantor, compositor e instrumentista paulistano evoca o desvario cotidiano da pauliceia.
Contudo, a canção, feita em outubro de 2019, não veio ao mundo na cidade natal de São Paulo (SP), mas no frio de Amsterdam, Holanda, para onde Milliet tinha partido em 2016 quando os tempos no Brasil ainda não tinham ficado nublados. Foi nessa ponte intercontinental que o artista idealizou e gravou Um, álbum que sai amanhã, 1º de setembro, via Matraca Records, marcando a estreia solo de Gabriel Milliet, ex-integrante das bandas paulistanas Memórias de um Caramujo e Grand Bazaar. Canção caracterizada pelo autor como “uma chamada interurbana entre o outono silencioso dos Países Baixos e o silêncio caótico dos apartamentos paulistanos”, Silêncio brutal despertou em Milliet a necessidade e a vontade de gravar álbum autoral. Esse álbum, Um, ganhou forma entre Amsterdam e São Paulo, com o artista – músico polivalente – se revezando nos toques de violão, flauta, baixo, guitarra, percussão, piano e sintetizadores, mas com o reforço das percussões de Biel Basile (baterista do grupo O Terno e antigo colega de Milliet na já mencionada banda Grand Bazaar) e as adesões do pianista Jarno Van Es, do violinista Lucas Bernardo, do contrabaixista Pedro Ivo Ferreira, da flautista portuguesa Teresa Costa (presente na romântica canção Vento de Oya) e das vocalistas Fuensanta e Sanem Kalfa. O álbum Um foi gerado em Amsterdam, onde gravou todas as nove músicas autorais em fita cassete, mas nasceu em com a volta do artista para o Brasil, precisamente para o estúdio caseiro montado por Biel Basile em Ilhabela, refúgio litorâneo dos artistas durante a fase mais aguda da pandemia. No processo de feitura e edição de Um, Biel se tornou tanto o fotógrafo das imagens de divulgação quanto o coprodutor do álbum, adicionando instrumentos aos seminais registros caseiros feitos por Milliet na Holanda. Nesse clima que contrapôs o frio europeu ao calor tropical, músicas como Grande Hotel São João (outra canção paulistana do disco, feita com inspiração na canção chilena Luchín, lançada em 1972 por Víctor Jara), Carta de Natal (escrita a partir de correspondência João Baptista Barisbe, ex-companheiro de Milliet na banda Grand Bazaar), Carta de Ano Novo (outra música nascida dessa troca de correspondência), O sol e o mar (composta em abril de 2020 no inverno pandêmico da Holanda com lembranças da viagem solar feita pelo artista ao Brasil no início daquele ano), Rua Vitória (outra canção de inspiração paulistana) e Futuro. O álbum Um fecha com Da paz inevitável, faixa que funciona no disco como “posfácio” na visão de Gabriel Milliet. Capa do álbum 'Um', de Gabriel Milliet Biel BasileFONTE: G1 Globo