StopClub: o aplicativo que trava batalha com a Uber após permitir ‘recusa automática’ de corridas por motoristas
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Recurso do StopClub recusa solicitações de viagem por conta própria se preços estiverem abaixo do mínimo esperado pelo motorista. Uber aponta este tipo de ferramenta como uma das responsáveis por prejudicar experiência de passageiros. Motorista de aplicativo Uber
Dan Gold/ Unsplash Uma ferramenta que recusa automaticamente corridas desvantajosas para motoristas de Uber levou a uma disputa na Justiça de São Paulo. No processo, a plataforma aponta o aplicativo StopClub como um dos responsáveis por fazer passageiros terem mais dificuldades para solicitar viagens. A Uber afirma que seu acordo com motoristas é desrespeitado porque o StopClub acessa detalhes sobre viagens e dados de usuários. A empresa diz que "não pode tolerar a existência de ferramentas que incentivem a recusa de viagens pelos motoristas, degradando a experiência dos usuários". O StopClub, por sua vez, alega que não coleta dados pessoais nem interfere no funcionamento do aplicativo da Uber. A defesa é de que as suas ferramentas ajudam motoristas a controlarem seus ganhos com corridas. Mais de 250 mil motoristas em 1.100 cidades no Brasil estão cadastrados no StopClub, afirmou a empresa ao g1. Em agosto, o Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a liminar obtida pela Uber que suspendia os serviços do StopClub preventivamente. O relator da ação entendeu que ainda não há comprovação de "concorrência desleal", como apontado pela Uber, que prometeu recorrer da decisão. O que está em disputa Em nota ao g1, a Uber afirmou que seus termos de uso proíbem ferramentas como as oferecidas pelo StopClub (veja a íntegra ao final). A acusação se concentra em dois recursos: Cálculo de ganhos, que exibe quanto o motorista vai ganhar por quilômetro rodado antes de aceitar a corrida; Recusa automática, que rejeita corridas por conta própria se o valor oferecido plataforma estiver abaixo do mínimo esperado pelo motorista. As funcionalidades rodam em uma macro, uma espécie de arquivo que permite automatizar ações em um sistema. Os motoristas baixam o conteúdo no app do StopClub e precisam executá-los por meio de um aplicativo de terceiros, como o MacroDroid. Quando a Uber ou a 99 oferece uma corrida, o arquivo automatizado "lê" a tela do celular com ajuda de recursos de acessibilidade do Android. Ele seleciona informações como preço e distância para chegar ao valor que o motorista vai ganhar por quilômetro rodado. E, então, mostra a informação com cores vibrantes em uma pequena janela sobre o aplicativo da Uber. A ideia é que o motorista consiga decidir nos poucos segundos oferecidos pela plataforma se a corrida realmente vale a pena. Para o desembargador Azuma Nishi, relator do caso, não há comprovação de que o uso do recurso "tem o condão de ensejar violação a direitos de propriedade industrial e/ou autoral, ou mesmo concorrência desleal". Por que táxis sem motoristas estão dividindo moradores de São Francisco Recurso do StopClub é executado quando a Uber oferece uma corrida para o motorista Reprodução O que é o StopClub O StopClub é um aplicativo que permite gravar vídeos do interior do carro durante as corridas. A plataforma afirma que o recurso ajuda os motoristas a se protegerem contra possíveis acusações. Segundo o diretor-executivo do StopClub, Luiz Gustavo Neves, a empresa foi criada em 2017 após conversas com dezenas de motoristas para entender as necessidades da categoria. "Eles falavam que se sentiam muito vulneráveis e muito inseguros no dia a dia. Não só pela violência na cidade, mas também por eventuais discussões com os passageiros, que poderiam culminar no banimento deles da plataforma", explica. O aplicativo também oferece meios para motoristas se comunicarem rapidamente com seus colegas de profissão e encontrarem indicações de postos de combustível, oficinas mecânicas, entre outros. As cidades onde passageiros mais esquecem objetos em carros de aplicativo StopClub permite que motoristas gravem vídeos do interior do carro durante corridas Reprodução Pedido dos motoristas O executivo afirma ao g1 que os recursos "cálculo de ganhos" e "recusa automática" foram criados a pedido dos motoristas e que a insatisfação dos passageiros com recusas de corridas é anterior ao lançamento das ferramentas. "A única coisa que a recusa automática faz é automatizar o comportamento natural que o motorista teria", diz Neves. "A gente desenvolveu isso tudo pensando que esse dia de a Uber nos processar nunca aconteceria, porque a gente tomou muito cuidado". O StopClub usou seu aplicativo para promover um abaixo-assinado a favor do funcionamento de suas ferramentas. Até terça-feira (5), mais de 56 mil pessoas apoiaram a campanha. "Eu entendo o lado do passageiro de querer pagar o mínimo possível e o lado da Uber de querer ficar com o máximo possível de comissão", disse o diretor-executivo da empresa. "O que eu não entendo é que, para isso tudo acontecer, o motorista tenha que ser achatado e trabalhar sem todas as informações que precisa para tomar uma decisão e não ter prejuízo numa viagem". O que diz a Uber Na abertura do processo, a Uber afirmou que o StopClub o acesso por terceiros a informações como distância, destino e preço das viagens é vedado em seu contrato com motoristas. A empresa também diz que usa todos os recursos disponíveis para proteger a integridade de sua plataforma. A companhia afirma ainda que não é permitido usar robôs para recusar seguidamente solicitações de viagens. Segundo a empresa, um motorista em Aracaju chegou a recusar mais de 1.100 pedidos de viagem em apenas um dia com a ajuda de um robô no seu celular. Veja a íntegra da nota da Uber: "A Uber vai recorrer da decisão. A empresa utiliza todos os recursos possíveis, sejam tecnológicos ou jurídicos, para proteger a integridade da plataforma e manter a experiência dos usuários que buscam viagens em níveis satisfatórios. Nesse sentido, não é permitido o uso de sistemas ou ferramentas de automação durante o uso do aplicativo, como robôs que fazem intervenções no lugar de ações humanas. Por exemplo, decidir seguidamente, em centésimos de segundos, a recusa automática de solicitações de viagens. Apenas como exemplo, enquanto utilizava um robô instalado no celular, um motorista de Aracaju foi responsável por recusar mais de 1.100 pedidos de viagem em um único dia. O funcionamento de robôs como esses viola os Termos Gerais de Uso da plataforma e prejudica usuários e motoristas parceiros, afetando a confiabilidade da plataforma como um todo." 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