BH: onda de calor começa perder força; veja previsão para os próximos dias

26 set 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Depois de três dias consecutivos de recorde de calor em Belo Horizonte, às 16h desta terça-feira (26/9) a Estação da Pampulha registrou máxima de 36°C e a umidade relativa do ar de 22%, de acordo com a Defesa Civil municipal. 

 

Para o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir Azevedo, isso significa que a onda de calor começa a perder força na capital mineira. Porém, as temperaturas devem seguir altas pelo menos até quinta-feira (28/9).
 
Amanhã, a previsão é de que as temperaturas fiquem entre 22°C e 37°C. Na quinta, os termômetros podem marcar de 23°C a 34°C. Já na sexta-feira (29/9), as temperaturas caem, com mínima de 17°C e máxima de 25°C. Mas no sábado o calor deve voltar, com temperaturas variando entre 16°C e 30°C. 
O meteorologista diz que essa oscilação de temperaturas é comum na primavera. “O que a gente pode destacar é a condição da onda de calor: são vários dias consecutivos com temperaturas muito acima da média, o que pode afetar a saúde da população.”

Em Minas

O calor também deve diminuir em Minas, porém, as regiões Norte e Noroeste do estado continuam com alerta de onda de calor até quinta-feira. Nesta terça, a temperatura máxima registrada no estado foi de 43,5°C em São Romão, na Região Norte. As chuvas nessas regiões, no entanto, só devem chegar na próxima semana. 
 
“Lá vai continuar quente e seco ao longo dessa semana. Mas há possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte nas regiões Sul, Triângulo e Oeste até sexta-feira”, diz o meteorologista.
Confira as temperaturas em Minas: 
 
Quarta (27/9): Mínima 18°C no Sul                       
                       Máxima 43°C no Norte
Quinta (28/9): Mínima 15°C no Sul
                       Máxima 43°C no Norte
Sexta (29/9): Mínima 13°C no Sul
                     Máxima 36°C no Norte
Sábado (30/9): Mínima 13°C no Sul
                       Máxima 36°C no Norte

FONTE: Estado de Minas

FIQUE CONECTADO