Prefeitura adia prazo para renovação da frota de ônibus e usuários reclamam das más condições; Ansal diz que comprou mais de 100 veículos

05 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Prorrogação do prazo foi publicada no Atos do Governo na quarta-feira (4). Estado das portas, dos bancos, sujeira e falta de manutenção são algumas das reclamações dos usuários; veja o que diz a empresa e a Prefeitura. Ônibus circulam acima da idade de circulação permitida em Juiz de Fora

Reprodução/TV Integração

Cerca de 80 veículos do transporte público de Juiz de Fora, que já deveriam ter sido substituídos por atingirem a idade máxima de 10 anos, seguem circulando na cidade. Isso porque a Prefeitura estendeu o prazo para a troca, que seria até o dia 1º de setembro, para dezembro.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Vale lembrar que a empresa responsável pelo setor deve manter os ônibus da frota com idade média de 5 a 10 anos de fabricação. Completados os 10 anos, a mesma tem até 1 ano para troca.

A notícia não agradou os usuários, que reclamam das más condições dos carros.

“A porta onde passa a cadeira de rodas está estragada e os bancos horríveis”, disse uma moradora do Bairro Sagrado Coração à TV Integração.

O estado das portas, dos bancos e a sujeira nos automóveis também são alvos das reivindicações.

Ônibus antigos ganham mais prazo de vida útil em Juiz de Fora

“O ônibus sem força para subir o morro, barulho é o que mais existe, antigo, coloca a nossa vida em risco. Um descaso com o usuário. Deveria ser feito a manutenção, troca e uma fiscalização mais rigorosa”, afirmou outro usuário.

A prorrogação do prazo para troca dos ônibus foi publicada no Atos do Governo na quarta-feira (4). No documento, a Prefeitura justifica a medida para a empresa concluir a aquisição de novos veículos.

Em nota, a Ansal explicou que adquiriu 108 novos ônibus 0 km e que realiza manutenções preventivas nos carros. Confira o pronunciamento da empresa na íntegra no fim da matéria.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber o que impossibilitou a troca dos coletivos até o dia 1 de setembro e pediu um posicionamento sobre as reclamações dos usuários e aguarda retorno.

Falta de manutenção dos ônibus é uma das reclamações dos usuários em Juiz de Fora

Reprodução/TV Integração

O que diz a Ansal?

Sobre a renovação da frota

"O sistema de transporte público de Juiz de Fora está prestes a passar por uma transformação significativa com a emocionante renovação de frota, trazendo 108 novos ônibus 0km equipados com os mais modernos motores Euro VI. Essa iniciativa é resultado de um esforço conjunto entre a Prefeitura de Juiz de Fora, o consórcio Via JF e a comunidade, visando proporcionar uma experiência de viagem mais confortável, eficiente e amiga do meio ambiente. A chegada desses 108 ônibus de última geração é um passo crucial para elevar a qualidade do transporte público em Juiz de Fora. Cada ônibus foi cuidadosamente selecionado para atender aos padrões mais elevados de segurança, eficiência energética e sustentabilidade. Equipados com motores Euro VI, esses veículos não apenas oferecem um desempenho superior, mas também reduzem significativamente as emissões de poluentes, contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável para todos os cidadãos. O consórcio Via JF tem sido um parceiro fundamental nesse processo, investindo recursos substanciais para garantir que a renovação da frota seja um sucesso. Essa colaboração demonstra o compromisso contínuo em proporcionar um transporte público de qualidade que atenda às necessidades em constante evolução da comunidade. Os novos ônibus não só oferecerão um interior moderno e confortável para os passageiros, mas também contarão com tecnologias avançadas para melhorar a experiência de viagem. A implementação de Wi-Fi a bordo e informações em tempo real sobre o itinerário são apenas algumas das melhorias que os passageiros poderão desfrutar".

Sobre as manutenções

"O Consórsio Via JF esclarece que realiza as manutenções preventivas periodicamente em toda a frota. Essa é uma ação planejada e sistemática de revisão, controle e monitoramento que ocorre por quilometragem rodado do veículo, isso dá em média cerca de uma preventiva por veículo no mês, com objetivo de reduzir oiu impedir falhas mecânicas, elétricas ou estruturais. As manutenções corretivas são feitas todos os dias, impedindo que os veículos saiam da garagem com qualquer tipo de falha. O Consorsio esclarece ainda que o controle das manutenções gera benefícios tanto para os usuários quanto para empresa, pois reduz os custos, aumenta a produtividade e a maior vida útil dos veículos. Estamos empenhados em atender o município com veículos seguros e confortáveis. Acreditamos num trabalho em conjunto, junto a população, garantindo que cada vez mais sejam reduzidos o número de vandalizações nos veículos, garantindo assim o bom uso dos mesmos, pelo próprio usuário".

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp.

LEIA TAMBÉM:

Transporte público será gratuito aos domingos e feriados em Juiz de Fora

Linhas de ônibus urbanos terão alterações e ampliações de horários em Juiz de Fora; veja o que muda

Nova bilhetagem eletrônica começa a ser testada em ônibus do transporte público de Juiz de Fora

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter

📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO