Barragem em Nova Lima: nível de emergência é reduzido, mas alerta permanece
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
A barragem B3/B4, localizada na "Mina Mar Azul" da mineradora Vale, em Nova Lima, na Grande BH, teve o seu nível de emergência reduzido pela Agência Nacional de Mineração (ANM) de 2 para 1 na noite dessa segunda-feira (9/10). Mesmo assim, moradores que foram evacuados da região seguem impedidos de retornar às suas casas.
A redução do nível de emergência ocorreu devido ao avanço do processo de descaracterização, com a remoção de cerca de 85% do conteúdo do reservatório, melhorando a estabilidade da estrutura.
Mesmo assim, devido a uma determinação das Defesas Civis Municipal e Estadual, após reunião junto à ANM, ficou definido que moradores que residem na área pertencente à Zona de Autossalvamento (ZAS) da estrutura devem seguir fora de suas residências, deixando o local totalmente evacuado.
Segundo a Vale, os trabalhos de remoção de rejeitos estão sendo feitos por equipamentos operados de forma remota, não colocando nenhum trabalhador em risco. A previsão de conclusão do processo de descaracterização da barragem é 2025.
Em nota, a mineradora explicou que os trabalhos fazem parte de um projeto da empresa para desativar diversas barragens no estado. “A barragem B3/B4 é uma das 18 barragens a montante que ainda serão eliminadas pela Vale e faz parte do Programa de Descaracterização da empresa. Desde 2019, das 30 estruturas previstas, 12 (nove em Minas Gerais e três no Pará) já foram eliminadas, o que equivale a 40% do total. A previsão da empresa é concluir a eliminação da 13ª estrutura ainda neste mês.”
FONTE: Estado de Minas