Tempestade Lidia deixa um morto e danos materiais no México

11 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Pelo menos uma morte, transbordamento de rios, enchentes, estradas bloqueadas e árvores derrubadas foram deixados para trás pela tempestade tropical Lidia, que atingiu a costa na tarde de terça-feira (10) como um poderoso furacão de categoria 4, mas perdeu força durante a noite.

Em um comunicado, o governo do estado de Nayarit (oeste) informou que um homem morreu quando, enquanto dirigia na cidade costeira de Bahía de Banderas, "uma árvore caiu em cima do carro, devido aos fortes ventos".

Lidia atingiu a costa durante a tarde em Las Peñitas, no estado vizinho de Jalisco, como furacão 4 na escala Saffir-Simpson (de 5), com ventos sustentados de 220 e considerado "extremamente perigoso".

Mas, à medida que avançava por terra em direção ao nordeste do México, o ciclone perdeu força e à meia-noite já era uma tempestade tropical, segundo relatório publicado às 6h GMT de quarta-feira (3h no horário de Brasília) do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

O boletim detalha que o fenômeno se localizou a 140 quilômetros de Guadalajara, capital de Jalisco, com ventos sustentados de 110 e se movendo a 33

Espera-se que "perca força rapidamente" na manhã desta quarta-feira, à medida que se desloca para o nordeste do México, acrescentou o relatório do NHC.

Os estados de Jalisco, Nayarit e Colima, todos na costa do Pacífico, relataram chuvas intensas que transbordaram alguns riachos e causaram pequenas inundações em diferentes locais.

Também foram enviadas mensagens de alerta, devido à queda de árvores que bloqueiam algumas estradas rurais na área impactada por Lidia.

No momento em que o fenômeno atingiu a costa mexicana, o presidente Andrés Manuel López Obrador pediu aos moradores das zonas impactadas que tomassem precauções e lembrou que cerca de 6.000 soldados foram destacados para ajudar a população.

"É preciso se refugiar em locais seguros; afastar-se de áreas baixas, riachos, rios e encostas", escreveu o presidente na rede social X (antigo Twitter).

Enquanto Lidia tocava o solo em Puerto Vallarta, um importante destino turístico onde residem cerca de 220 mil pessoas, o calçadão era atingido por um mar agitado, chuva persistente e palmeiras violentamente açoitadas pelo vento.

Enquanto isso, em Guerrero, a tempestade tropical Max atingiu o continente na tarde de segunda-feira e se dissipou pouco depois, deixando dois mortos e dezenas de casas inundadas, informaram as autoridades regionais.

Uma dessas pessoas morreu quando foi arrastada por uma corrente, quando tentava levar seu gado para um lugar seguro; a outra, quando seu veículo bateu em uma das estradas afetadas pelas chuvas.

O município de Técpan de Galeana, um dos mais pobres do país, foi o mais afetado por Max.

X


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO