Outubro Rosa: técnica de enfermagem conta como descobriu câncer de mama aos 34 anos

22 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Estudo mostrou que diagnósticos de câncer de mama estão ficando mais frequentes em mulheres mais jovens. Veja dicas de prevenção e como identificar um nódulo. Técnica de enfermagem é diagnosticada com câncer aos 34 anos

Carla Moreira/Arquivo Pessoal

O câncer de mama passa a ser alerta entre a maioria das mulheres a partir dos 40 anos, quando a mamografia passa a ser um exame a ser realizado anualmente. Outras começam a se preocupar somente aos 50, idade considerada de risco pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

No entanto, um estudo mostrou que diagnósticos de câncer de mama estão ficando mais frequentes em mulheres mais jovens. É o caso da técnica de enfermagem Carla de Assis Moreira, de Juiz de Fora.

Foi durante uma aula de saúde da mulher que Carla, de 34 anos, se tocou e encontrou um nódulo. Daí, marcou uma consulta com um mastologista e, após a realização de exames, foi diagnosticada com a doença.

"Fiz a mamografia e ultrassonografia da mama, e realmente tinha um tumor a ser tratado. Fiz a biopsia e em seguida retirei 1/4 da mama. Para mim, descobrir o câncer com 34 anos foi uma mistura de medo, fiquei muito chateada no início, mas também com a certeza que iria dar certo", explicou.

Carla em última sessão de quimioterapia durante tratamento contra o câncer de mama

Carla Moreira/Arquivo Pessoal

O tratamento de Carla não parou por aí: ela passou por 28 de sessões de quimioterapia e 18 de radio. Depois também fez um procedimento para esvaziamento da axila, que estava com linfonodos alterados.

Apesar do medo, a profissional de saúde conta que com fé, confiança e apoio da família conseguiu passar pelo tratamento de uma forma mais leve.

"Eu entreguei na mão de Deus e confiei que era um processo que eu ia passar e ficar tudo bem. Não foi fácil porque você passa mal mesmo, enjoa e outros efeitos colaterais do tratamento, mas a minha família foi a base de tudo".

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp.

"Você estar rodeado das pessoas que gostam de você, se importam e torcem é o melhor remédio. Eu queria ficar bem por mim, mas muito por eles também e lutei com todas as forças para ficar bem".

Atualmente, Carla faz o acompanhamento periódico com o médico e diz estar "super empolgada para continuar a vida".

"Costumo falar que quem passa por um câncer começa a olhar a vida com outros olhos, dá mais valor à vida, à família, a tudo".

Carla Moreira, juiz-forana diagnosticada com câncer de mama aos 34 anos

Carla Moreira/Arquivo Pessoal

Idade não é mais fator de risco para o câncer de mama

Um estudo mostrou que diagnósticos de câncer de mama estão ficando mais frequentes em mulheres mais jovens. Conforme a pesquisa, das 500 pacientes jovens atendidas pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, 68% apresentaram o tumor já em estado avançado quando diagnosticadas.

O estudo mostrou também que a incidência de câncer de mama em mulheres jovens é maior no Brasil que a registrada em outros países. Nos Estados Unidos, apenas 5% das pacientes têm menos que 40 anos; no Brasil, são 15%.

Estudo mostra que câncer de mama está se manifestando em mulheres mais jovens

Como identificar o nódulo?

De acordo com os médicos, o nódulo cancerígeno que pode aparecer no seio costuma ter formato de “bolinha de gude”, é endurecido e nem sempre dói.

Prevenção

A observação do próprio corpo e o acompanhamento ginecológico de rotina são imprescindíveis para a identificação de um possível câncer de mama.

Alimentar-se de forma balanceada, consumir preferencialmente produtos orgânicos – livres de agrotóxicos – fugir da obesidade e praticar exercícios podem ajudar a afastar o câncer de mama e outros tipos de doença.

Técnica de enfermagem diagnosticada com câncer de mama faz alerta a mulheres

VÍDEO CARLA: 12049249

LEIA TAMBÉM:

CASO RAFAELA DRUMOND: Ministério Público vê omissão de delegado investigado em caso de escrivã encontrada morta

PEDÁGIOS: BR-116 vai iniciar cobrança de pedágio em Leopoldina e Laranjal; veja valores

ACIDENTE: Criança de 9 anos é atropelada no Bairro Santa Efigênia, em Juiz de Fora

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter

📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

d


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO