Área de escape do Anel é usada pela 10º vez desde a inauguração

24 out 2023
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A área de escape do Anel Rodoviário foi utilizada pela 10ª vez após sua inauguração. O fato ocorreu na noite dessa segunda-feita (23/10), quando um caminhão, por volta das 21h30, descia a BR-040, altura do km 541, onde se localiza a área de escape.
Construída em 2022, a área de escape completou um ano em 31 de julho. Desde sua inauguração, a estrutura já evitou 22 acidentes, sendo nove envolvendo caminhões e ônibus e 13 com veículos de passeio. Não houve feridos em nenhum dos casos de acionamento da estrutura, de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), entre 1º de agosto de 2021 e 25 de julho de 2022, 107 acidentes com vítimas foram registrados no trecho da área de escape. Já os dados entre agosto de 2022 e 25 de julho deste ano, a partir da construção da área de segurança, mostram 66 acidentes, revelando uma diminuição de 38,31%.

O que é a área de escape?

A área de escape consiste em uma 'piscina de concreto' que tem 100 metros de comprimento e várias camadas de brita e esfera de cerâmica, que formam uma rampa. Ela garante uma desaceleração rápida do veículo em pane, permitindo que parem em uma emergência.
O local foi escolhido após estudos realizados pela BHTrans. A área de escape fica exatamente antes do trecho conhecido como “descida do Betânia”, local de vários graves acidentes nos últimos anos.Leia também: Interdição no Anel Rodoviário: veja os desvios no bairro São Gabriel
A obra para a construção da estrutura durou cerca de nove meses e, apesar de ficar em uma rodovia federal, custou cerca de R$ 3,5 milhões aos cofres da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

FONTE: Estado de Minas

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