MG: criança internada com ‘doença desconhecida’ foi infectada por bactéria
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Uma das crianças internadas em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, testou positivo para a bactéria Streptococcus A. A informação foi confirmada ao Estado de Minas pelo secretário municipal de Saúde, Renê Marcos Fernandes, tarde desta terça-feira (24/10).
Segundo o secretário, agora são quatro crianças internadas, mas elas não têm nenhum grau de ligação. Todas tiveram amostras de sangue coletadas e enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise.
O primeiro resultado foi confirmado para a bactéria Streptococcus A. Porém, ainda não há informação sobre os outros exames.
Os sintomas observados nas crianças são de amigdalite, febre, vômito, manchas e infecção na pele. Com as mortes, o Setor de Vigilância e Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde foi acionado. Segundo a pasta, não existe um surto, no entanto, medidas estão sendo adotadas para se evitar que algo mais grave aconteça.
As mortes em São João del-Rei ocorreram nos dias 24/9, 8/10 e nesta terça, 23/10. A suspeita é que as crianças também tenham sido infectadas pela mesma bactéria.
O que está sendo feito?
Segundo a prefeitura, as escolas municipais serão fechadas a partir desta quarta-feira (25/10). Todas elas passarão por uma desinfecção e limpeza generalizada. Não há previsão de reabertura das instituições de ensino.
O que é o Streptococcus A?
Trata-se de uma bactéria que normalmente causa problemas na garganta ou na pele. Muitas pessoas carregam o micro-organismo sem apresentar qualquer sintoma. Mesmo assim, acabam transmitindo o a bactéria para outras pessoas, que podem ficar doentes.
Quais são as formas de transmissão?
A bactéria passa de uma pessoa para outra por meio do contato próximo ou através de tosses e espirros.
Os surtos às vezes acontecem em locais como escolas e casas de repouso.
Quais são os principais sintomas?
Na maioria das vezes, os sintomas são leves: dor de garganta ou infecção de pele. Esses incômodos costumam ser facilmente tratados por meio de antibióticos.
Mas as Streptococcus do grupo A podem causar uma série de outros problemas - e alguns deles são mais graves. O principal é a escarlatina, que afeta principalmente crianças pequenas e costuma melhorar com o uso dos tais antibióticos.
FONTE: Estado de Minas