Doença misteriosa em São João del-Rei: SES descarta risco à população
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, nesta terça-feira (24/10), que não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população de São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes, em razão da doença desconhecida que provocou a morte de três crianças no município nos últimos dois meses.
O órgão afirmou ainda que não há nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades da população, segundo as recomendações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas).
A secretaria informou também que acompanha, junto à Unidade Regional de Saúde e à prefeitura da cidade, os três casos de morte registrados recentemente. Segundo o órgão, amostras estão sendo analisadas em laboratório. “É importante ressaltar que as investigações epidemiológicas são realizadas de forma rotineira pelo Cievs Minas.”
Nesta quarta-feira (25/10), a secretaria vai ministrar treinamento para os médicos da rede assistencial do município “para orientar a rede de saúde na detecção e tratamento oportuno de casos suspeitos de infecção, com a identificação dos devidos diagnósticos. Em casos de sintomas como febre e garganta inflamada, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde para diagnóstico correto e tratamento adequado.”
A SES reforça que o melhor meio de informação para a população são os canais oficiais, evitando o compartilhamento de notícias falsas.
Aulas canceladas
O prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade, disse que o Executivo municipal está trabalhando para descobrir a causa da doença que matou as crianças e determinou o fechamento de todas as escolas.
Mais cedo, mães de alunos fizeram uma manifestação em frente à prefeitura cobrando providências das autoridades e a suspensão das aulas, já que os estudantes são as principais vítimas.
FONTE: Estado de Minas