Streptococcus: mais de 3 mil testes rápidos para detecção da bactéria chegam a São João del Rei

26 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

A previsão é que os testes cheguem à cidade na sexta-feira (27). Segundo a Prefeitura, a prioridade de atendimento nas unidades de saúde será as crianças que apresentarem sintomas como faringite, amigdalite, infecções de pele, febre e vômito. Faringites podem ter origem viral ou bacteriana

Getty Images via BBC

A Prefeitura de São João del Rei comprou cerca de 3.700 testes rápidos para detecção da bactéria do gênero Streptococcus. A morte de três crianças e a internação de outras quatro com sintomas de infecção por bactéria é investigada e tem causado apreensão em muitos pais, não apenas da cidade.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A previsão é de que os testes cheguem à cidade na sexta-feira (27). Segundo a Prefeitura, a prioridade de atendimento nas unidades de saúde será as crianças que apresentarem sintomas como faringite, amigdalite, infecções de pele, febre e vômito.

Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Michele Nascimento, para realização do teste é feita uma coleta na faringe do paciente com um cotonete. O resultado sai em cerca de 15 minutos.

Fechamento de escolas

A Prefeitura de São João del Rei decidiu pelo fechamento das escolas municipais até o dia 5 de novembro. De acordo com o Executivo, as instituições passam por uma desinfecção e limpeza generalizada, iniciada na quarta-feira (25).

Apesar, conforme a Prefeitura, os casos não apresentam vínculo epidemiológico. A Secretaria Municipal de Saúde também afirma que a cidade não enfrenta um surto.

Já a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disse que acompanha a situação e que realizou treinamento com mais de 120 profissionais de saúde, com orientações sobre detecção e tratamento de casos suspeitos de infecção, com a identificação dos devidos diagnósticos.

Mortes em investigação

De acordo com a Prefeitura, os casos em investigação foram notificados nos últimos 30 dias. O material coletado foi encaminhado para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. As vítimas são três crianças, de 3, 9 e 10 anos de idade.

Em nota técnica, publicada na terça-feira, a Secretaria de Saúde confirmou que uma menina, de 9 anos, teve contaminação pela bactéria Streptococcus sp. alfa-hemolítico, ficou hospitalizada por 16 dias, mas teve alta hospitalar. Outros dois óbitos de crianças foram registrados em um intervalo de 30 dias, incluindo o de Kamilla de Melo Silveira, de 10 anos.

A menina, moradora do Distrito de Morro Grande, na Zona Rural, começou a sentir os primeiros sintomas na quinta-feira, foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no domingo (22) e na morreu na segunda, com infecção generalizada, na Santa Casa da cidade.

Sintomas em comum

Há crianças apresentando sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele, que passaram, em sua maioria, por avaliação médica na rede pública ou privada, e que se encontram estáveis.

Medidas de higiene e desinfecção

Diante da situação, a Prefeitura recomendou medidas protetivas como:

higienização das mãos;

uso do álcool 70%;

não compartilhar objetos pessoais (copos, garrafinhas, talheres, etc.);

manter o esquema vacinal de acordo com o calendário nacional de imunização.

Orientou também que pais e responsáveis não devem encaminhar as crianças com sintomas para as atividades escolares e buscar atendimento médico.

Em caso de dúvidas, procurar a unidade de saúde de referência mais próxima, a Secretaria Municipal de Saúde ou o CIEVS através do telefone (31) 99744-6983.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp.

LEIA TAMBÉM:

LUTO: Tia de criança que morreu com sintomas de doença bacteriana em São João del Rei cita 'vazio' e questiona falta de diagnóstico

STREPTCOCCUS: São João del Rei confirma caso de contaminação por bactéria em criança internada por duas semanas; óbitos são investigados

MORTES EM INVESTIGAÇÃO: Três mortes de crianças são investigadas pela Secretaria de Saúde de São João del Rei; outras quatro estão internadas

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter

📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO