Do couro, calça justa e chapéu ao ‘luxo silencioso’, estilo ‘popstar internacional’ e ‘boiadeira fashion’: veja como o look dos sertanejos mudou

29 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

g1 conversou com dois profissionais da moda que avaliaram o estilo de artistas como Luan Santana, Ana Castela, Zezé Di Camargo & Luciano, Gusttavo Lima e Lauana Prado. Montagem mostra Gusttavo Lima, Lauana Prado, Lucas Lucco, Maiara, Luan Santana, Ana Castela e Xororó

Augusto Albuquerque; Reprodução; Reprodução; Érico Andrade/g1; Reprodução; Reprodução; Divulgação

Quando a música sertaneja teve seu primeiro grande boom e chegou a ouvintes das estações de rádio e a telespectadores dos programas de auditório de todo o país, entre o fim da década de 1980 e o começo da seguinte, era fácil identificar quem eram os artistas. No figurino, jamais faltavam calça justa, cinto de fivela, chapéu e camisa xadrez.

Passados mais de 30 anos, e depois da consagração do sertanejo universitário, o estilo musical que começou no campo ganhou ares mais urbanos. E o look de cantores e cantoras acompanhou a mudança.

Ainda que os acessórios clássicos ainda sigam presentes, a marca visual já ganhou ares de popstar internacional, "boiadeira fashion", e até mesmo a não ostentação do chamado "luxo silencioso". Nas redes sociais, a ousadia de Luan Santana, por exemplo, fez viralizar uma imagem em que sua roupa é comparada à de uma "servidora do judiciário" (veja abaixo).

Participe do canal do g1 no WhatsApp

O g1 conversou com dois personal stylists, profissionais responsáveis por montar o look dos clientes, que já fizeram trabalhos com vários sertanejos.

Maris Tavares e Eduardo Amarante explicaram como o estilo de alguns artistas mudou ao longo das décadas e como os cantores da nova geração estão definindo as suas respectivas marcas pessoais através da vestimenta.

Para Maris Tavares, as mudanças mais visíveis no segmento começaram depois do surgimento do sertanejo universitário: "A partir dos 2000, com novos artistas e novas roupagens, artistas começam a conquistar as cidades grandes e um público mais jovem. E esse figurino age de acordo. É um discurso que acompanha a imagem, que tem essa congruência".

Eduardo Amarante vê uma atualização dos artistas com a modernidade e com a indústria da música de uma forma mais ampla, sem que exista, necessariamente, vínculo com elementos que caracterizam o sertanejo, digamos, mais tradicional.

Veja abaixo como os personal stylists definem o estilo dos seguintes sertanejos:

Zezé Di Camargo & Luciano

Chitãozinho & Xororó

Ana Castela

Luan Pereira

Luan Santana

Gusttavo Lima

Maiara & Maraisa

Lauana Prado

Lucas Lucco

Murilo Huff

LEIA TAMBÉM

Gusttavo Lima, Lucas Lucco, Chitãozinho e Xororó e mais: veja como já foram (e como estão) cantores sertanejos

Rolls-Royce, Mustang, Ferrari, Porsche: carros luxuosos de sertanejos chegam a custar R$ 8 milhões; veja modelos

Talismã, É o Amor, Favo de Mel e mais fazendas de artistas sertanejos

Rolls-Royce, Mustang, Ferrari, Porsche: carros luxuosos de sertanejos chegam a custar R$ 8 milhões; veja modelos

Tradicional com luxo

Zezé Di Camargo & Luciano

Zezé Di Camargo & Luciano cantam clássicos da carreira para arena apaixonada na Festa do Peão de Barretos

Érico Andrade /g1

Seguindo uma linha tradicional e com luxo, a dupla goiana Zezé Di Camargo & Luciano foi a principal inspiração de estilo para os primeiros nomes do sertanejo universitário, nos anos 2000.

Apesar de estarem entre as maiores referências também para a fase inicial do sertanejo de grande circulação, na década de 1990, reunindo os clássicos calça justa, bota, chapéu, camisa xadrez e cinto de fivela, os dois irmãos foram ficando mais sofisticados ao longo dos anos, mas sem perder elementos clássicos.

"Eles não permancem como antes, mas podemos dizer que têm certa dificuldade de aceitar o novo. Eles trazem mais modernidade, mas sempre com uma relação forte com o campo. Preservaram muito do sertanejo tradicional, mas com muito mais luxo", diz Maris Tavares.

Eduardo Amarante vê um estilo mais neutro no look da dupla, principalmente quando se compara com as novas gerações de artistas. "É um estilo bastante clássico. Eles mantêm a calça de couro, por exemplo", afirma.

Zezé Di Camargo & Luciano no começo da carreira, em imagem do clipe da música 'Coração está em pedaços'

Reprodução/YouTube

Chitãozinho & Xororó

Chitãozinho e Xororó em imagem de 2023

Divulgação

Também da primeira safra de grandes nomes do sertanejo, Chitãozinho & Xororó passaram de sua conhecida marca do início da carreira, os mullets com franja, para um estilo de roupa e cabelo mais discretos e elegantes.

"Talvez naquela época, do começo, se precisasse mais demarcar o espaço, e ter ume estilo [de se vestir] mais marcado, porque o sertanejo passou por muita luta. Hoje são todos consolidados como artistas", afirma Eduardo Amarante.

Boiadeira e boiadeiro fashion

Ana Castela

Ana Castela em imagem de junho de 2023

Reprodução/Redes Sociais

Uma das novas queridinhas do sertanejo, Ana Castela é a principal referência hoje de quem mantém a tradição dos elementos clássicos do estilo, como o chapéu e as roupas com franjas, com uma pegada mais fashion. Sem medo de ousar, ela mistura brilho, mas mantém o couro; usa uma peça mais ousada e moderna, mas não tira a bota.

"Hoje ela é a própria definição de boiadeira fashion. Ela usa todos os códigos da boiadeira e ainda faz as pessoas todas esperarem qual vai ser o look dela no show", diz Amarante, que já fez trabalhos para Ana. "A volta do chapéu, por exemplo, é uma coisa muito forte dela. E você vai no show e vê que 70% das mulheres estão de chapéu. Essa influência tão forte do estilo da artista a gente não via antes."

Maris lembra que o estilo de Ana Castela se vestir está sendo, inclusive, tendência para muitas marcas, indo além do que seria considerado o sertanejo tradicional. "Ela represeta a repaginação do sertanejo raiz, bem fashionista, com brilho, maquiagem nessa linha e muita juventude. É uma evolução enorme", afirma Maris.

Luan Pereira

Luan Pereira em vídeo postado em seu Instagram em novembro de 2023

Reprodução/Instagram

Para o stylist Eduardo Amarante, Luan Pereira é cantor que hoje representa o sertanejo clássico, mas com uma pegada fashion.

"Ele tem um estilo fashion... Tem os códigos dos sertanejos, mas com um elemento de novidade. Talvez ele tenha pegado 'pulo do gato', no sentido de criar uma imagem nova", afirma.

Popstar internacional

Luan Santana

Luan Santana em imagem postada nas redes sociais com comentário sobre sua roupa

Reprodução/Redes sociais

Alvo de memes que questionaram um de seus looks recentes em um show (veja acima), quando sua roupa foi comparada à de uma "servidora do Judiciário", Luan Santana é conhecido por sua ousadia e por uma visão mais ampla de seu trabalho. Para Maris Tavares, Luan vai na linha do que se espera para um popstar internacional, movido a novidade e buscando sempre lançar tendências.

"Ele não é menino 'local', ele não é um artista pequeno. O estilo dele tem a ver com o que ele busca de ampliação de seu público", diz a personal stylist. "Essa nova imagem polêmica dele é muito cheia de referência internacional. Harry Styles por exemplo, vai muito nessa linha. Talvez muita gente ainda não se identifique aqui no Brasil", afirma.

No entanto, ela aponta para o cuidado que é preciso ter para que o look do artista não se sobreponha ao trabalho que ele faz. "No último trabalho do Luan, o comentário foi tão grande sobre a roupa dele que quase abafou o trabalho em si. Tem que ter alinhamento entre música e imagem. [...] E aí eu acho que precisa de mais equilíbrio pra trazer mais modernidade. Mas quem somos nós pra dosar”?, questiona.

O Imperador

Gusttavo Lima

Gusttavo Lima, em foto de outubro de 2023

Augusto Albuquerque

Conhecido como "O Imperador", Gusttavo Lima é visto pelos personal stylists como um artista que assumiu o seu apelido também na forma de se vestir, sempre pensando na ousadia e no luxo. Apesar de ter entrado no sertanejo universitário usando looks com os elementos clássicos do estilo musical, Lima foi se adaptando à medida que sua carreira foi se consagrando.

"Ele tem uma visão global de empreendedor e tem muita influência de fora [do Brasil]. Ele usa itens de alto luxo, é consumidor do alto luxo, não tem medo de usar elementos que passam poder, a ideia de embaixador mesmo. Ele é performático, não tem medo de ousar e sabe que pode bancar isso", afirma Maris.

"Ele é o 'embaixador', tem liberdade pra se arriscar como quer. Se preocupa muito com o corpo, cuida bem do corpo. Vai pro lugar do símbolo sexual. A música é complementar", diz Amarante.

Mulher forte e poderosa

Maiara & Maraisa

Maiara & Maraisa durante apresentação em maio deste ano

Érico Andrade/g1

Com uma carreira iniciada já na fase mais moderna do sertanejo, a dupla Maiara & Maraisa também foi avançando para uma linha mais luxuosa, assim como os artistas mais antigos do gênero musical. As irmãs também fizeram questão de manter elementos clássicos do estilo, como o couro e a bota.

"No início, elas fabricavam roupas com costureiros comum. Hoje usam marcas de luxo. Houve uma evolução muito grande, e hoje transmitem nos looks a imagem de mulher forte e poderosa - e podem pagar pelo que querem vestir", diz Maris, que já fez trabalho com a dupla.

"Elas se tornaram figuras pop de um modo mais amplo. Estão muito antenadas com a moda de uma forma geral, entendem o que funciona no corpo delas e gostam de passar uma imagem de moda", afirma Amarante.

Estilo Boho

Lauana Prado

Lauana Prado em foto postada em seu Instagram em novembro de 2023

Reprodução/Instagram

Representante da geração mais nova do sertanejo, Lauana Prado é vista como uma artista que mantém um estilo bastante autoral e autêntico. "Ela traz um pouco do estilo que hoje é conhecido como boho, que segue uma linha do hippie chic. Usa bastante pena, franja, chapéu, couro natural", explica Maris.

"O estilo da Lauana é muito ela mesma, não foge do que ela gosta de vestir. Não entra na imagem da boiadeira ou sertaneja clássica. Hoje acaba que as sertanejas estão mais ligadas à linguagem pop de um modo mais amplo do que ao próprio sertanejo. E inspiram muita gente", diz Amarante.

Estilo sex symbol

Lucas Lucco

Lucas Lucco em foto postada em seu Instagram em setembro deste ano

Reprodução/Instagram

Sempre bastante preocupado com a alimentação e com roupas que exaltam o seu corpo malhado, Lucas Lucco tem um estilo com poucos elementos clássicos do sertanejo e que se aproxima mais de um modelo. De acordo com Maris, ela própria sugeriu a ele inspiração no estilo do modelo italiano Mariano Di Vaio.

"O Lucas sempre foi muito aberto para novidades. E nunca teve aquela veia caipira no estilo", afirma. "E como o Lucas sempre foi um menino bonito, isso influenciou na sua identidade visual", diz a personal stylist.

Luxo silencioso

Murilo Huff

Murilo Huff em foto postada em seu Instagram em outubro deste ano

Reprodução/Instagram

Também integrante da nova geração de sertanejos, o cantor Murilo Huff é definido por Maris Tavares como um dos adeptos do chamado "luxo silencioso", um estilo sofisticado, mas extremamente discreto, com peças atemporais e que não ostentam o nome das marcas. As referências ao estilo sertanejo tradicional praticamente não aparecem na forma de se vestir de Murilo.

"A roupagem dele vai na contramão. É a força do artista mais do que o peso do look. Ele é extremamente simples e segue essa tendência mundial do luxo silencioso", explica Maris.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO