João Bosco expõe a asfixia da Nação queimada no estupendo single ‘O canto da terra por um fio’

12 dez 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Capa do single 'O canto da terra por um fio', de João Bosco

Divulgação

♪ OPINIÃO – João Bosco aguenta por um fio o sofrimento do Brasil profundo asfixiado por queimadas e ganâncias. O artista sofre o bafio da fera, tal como Jeje, entidade ancestral evocada em versos de Nação (João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio, 1982), samba apresentado ao Brasil na voz luminosa de Clara Nunes (1942 – 1983).

Só que o Brasil de 2023 sofre mais do que o de 1982 na questão ambiental. Estupendo single que chega ao mundo via Som Livre na sexta-feira, 15 de dezembro, anunciando o álbum de músicas inéditas que Bosco lançará em 2024 pelo selo MP,B, O canto da terra por um fio flagra o artista em movimento evolutivo 50 anos após um primeiro álbum que preparou o terreno em 1973 para que o cantor, compositor e violonista mineiro construísse obra fundamental na música brasileira.

O single O canto da terra por um fio apresenta música composta por João com raízes afro-indígenas e letrada por Francisco Bosco – certeiro parceiro letrista desde a década de 1990 – com versos que denunciam a asfixia da Nação, evocam a mitologia do povo Yanomani e exprimem sentimento de indignação diante do sangue escarrado pela violência praticada cotidianamente contra o meio ambiente e os povos originários.

A gravação de O canto da terra por um novo fio é imersa em sons de pássaros, evocando deuses da floresta na fricção do violoncelo de Jaques Morelenbaum – autor do arranjo inebriante – com o violão singular do próprio João Bosco.

Dramática sem cair no terreno do sentimentalismo, O canto da terra por um fio é música à altura do histórico do compositor e alimenta altas expectativas para o álbum que sairá em 2004, sete anos após o último disco de músicas inéditas do artista, Mano que zuera (2017).

♪ Com a palavra, João Bosco: “Quando me dei por satisfeito ao chegar no fim dessa canção (fonemas, sonoridades, ainda despidos de tradução e sentido ) disse pra mim mesmo: é uma canção que vem do chão, da terra, do suor, do barro do chão, da fauna , da flora, do Poço Fundo...onde as pessoas vivem, trabalham, preparam a terra para semear, cantam em louvor ao que virá. É uma canção que eu diria afro-indígena, ou seja, tem a pegada rítmica/harmônica Afro e uma melodia que remete ao canto da floresta, ao campo, aos bichos, ao chão da terra e àqueles que a habitam... Estamos então numa paisagem de florescimento pois é o que tudo indica. Conversando informalmente como sempre faço com os meus parceiros, nesse caso, com Francisco Bosco, ficamos horas a fio a falar sobre tudo isso. Talvez o Brasil seja um dos raros países do mundo onde se pode discutir a Nação por meio de sua música popular. Foi exatamente nessa encruzilhada que o meu parceiro pensando alto disse que nesse momento, de passado bem recente, devíamos interpretar essa situação de uma maneira mais contemporânea: Queimadas, em vez de florescimento. Distopia em vez de utopia e por aí ia... Será que essa interferência em nossas descontraídas reflexões estaria sendo influenciada por “Omama”, a quem é atribuída a origem das regras da sociedade e da cultura Yanomami? Teria um Xapiri (espíritos auxiliares dos pajés) assentado em meu parceiro? O Brasil foi inteiramente afetado de maneira cruel por esse passado recente e que nesse momento estamos a nos deparar com a apuração desses acontecimentos, mas a nossa mata, nossa fauna e nossos indígenas tão exaltados pelos escritores, compositores, poetas e pela própria história ardem em lava que mata tudo que sonhamos. Não é o Poço Fundo, mas o fundo do poço. O canto da terra por um fio é uma canção que dá a partida para um álbum que será lançado em meados de 2024. Estamos interpretando essa canção: o violoncelista e arranjador Jaques Morelenbaum e eu, de violão e vozes. Gravação realizada no Estúdio Visom, no dia e graça de Cosme e Damião, 27 de setembro de 2023”. João Bosco


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO