Lago de Furnas mantém nível acima de 70% há um ano; reservatório apresenta queda

05 jan 2024
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Apesar do nível mantido acima de 70%, queda acontece há cinco meses no reservatório. Lago de Furnas está há um ano acima de 70%; mas em queda há cinco meses

O nível do Lago de Furnas está mantido acima de 70% há um ano. O reservatório, por outro lado, apresenta queda há cinco meses, entre agosto do ano passado e janeiro de 2024.

A permanência do nível do Lago de Furnas fez com que os empreendedores pudessem manter as atividades ativas durante todo o período, de acordo com o Secretário Executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Fausto Costa.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

“Foi um ano muito positivo, todas as atividades que dependem diretamente do Lago de Furnas, como, por exemplo, a gastronomia, a hotelaria, a piscicultura, os esportes náuticos, todas essas atividades puderam trabalhar tranquilas, porque tinha garantia de um nível estável. Isso foi muito importante para nossa região, que há anos não tinham essa condição de trabalho e de desenvolver as suas atividades, gerando emprego e renda para nossa região”, disse.

A última vez que o reservatório passou mais de um ano acima da marca foi entre fevereiro de 2008 e setembro de 2010. Na oportunidade, foram mais de dois anos e meio acima dos 70%.

Lago de Furnas mantém nível acima de 70% há um ano

Reprodução EPTV

O lago está com nível acima da cota 762 e, com o novo período chuvoso, a expectativa é que o nível suba novamente.

O secretário destaca que é importante que as ações já implementadas para manter o nível do Lago de Furnas sejam mantidas.

“Acho [necessário] que as ações para garantir aos empreendedores o nível estável, dando garantias com o período chuvoso sejam mantidas. Tendo garantia de Lago cheio, o turismo só aumenta na nossa região, o que é muito positivo, gerando emprego e renda para todas as atividades”, falou secretário diretor.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM