Da Holanda, saxofonista Rafael Pereira Lima sopra a saudade do Brasil em álbum com choro, frevo, samba e xote

05 jan 2024
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

♪ Músico e compositor gaúcho que foi para os Estados Unidos com 16 anos e que reside na Holanda há oito anos, o saxofonista Rafael Pereira Lima sopra a saudade do Brasil no álbum instrumental que lança na próxima quinta-feira, 11 de janeiro, com repertório inteiramente autoral.

Intitulado Saudades de casa, o disco apresenta choro, frevo, samba e xote tocados com a influência do jazz e com a experiência de quem, como Rafael, já integrou a Meridian Community Jazz Big Band, em Mississipi (EUA).

Além das fronteiras musicais do Brasil, o saxofonista também toca uma morna (gênero típico de Cabo Verde) e um tango.

Gravado no estúdio Saxy Licks, com os toques dos músicos holandeses Marijn van der Linden (violão e cavaquinho) e Udo Demandt (pandeiro, caxixi, triângulo, reco-reco, rebolo, congas, bongo, caixa, ferrinho, surdo, tamborim, ganzá, xequerê e agogô), o álbum Saudades de casa sai no Brasil pela gravadora carioca Biscoito Fino.

Além da música-título Saudades de casa, o repertório do disco inclui temas como Coco, Cuspindo vespa, Entortando (com o percussionista carioca Marcos Suzano no ganzá e na moringa), Sogros de ouro (com Eduardo Neves na flauta e Felix Junior no violão de sete cordas) e Xote pro Dr. César, entre outras composições.

Capa do álbum 'Saudades de casa', de Rafael Pereira Lima

Rebecca van der Schaft / Divulgação


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM