Líderes conservadores criam novo fórum na América Latina ante avanço da esquerda

17 mar 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Um grupo de 11 líderes conservadores da América Latina e da Espanha, liderado pelo ex-presidente chileno Sebastián Piñera, lançou nesta sexta-feira (17) o Grupo Liberdade e Democracia, um fórum de discussão e coordenação de ações frente ao avanço dos governos de esquerda na região.

"Este grupo nasce hoje aqui, em Santiago, porque acreditamos que é absolutamente necessário nos organizarmos, agruparmos, para defender a liberdade e a democracia em nosso continente", disse Piñera em um ato no qual estava acompanhado dos ex-governantes Andrés Pastrana, da Colômbia, e Jorge Quiroga, da Bolívia.

Também fazem parte do grupo os presidentes Guillermo Lasso, do Equador, e Mario Abdo, do Paraguai, além dos ex-chefes de governo da Espanha José María Aznar e Mariano Rajoy, e dos ex-presidentes mexicanos Felipe Calderón e Vicente Fox. A lista é completada pelos ex-presidentes da Colômbia Iván Duque e da Argentina Mauricio Macri.

No lançamento, as autoridades, que, em sua maioria, participaram de forma virtual, criticaram a situação de Cuba, Nicarágua e Venezuela pela "falta de liberdades" e pela violação dos direitos humanos. Ao mesmo tempo, questionaram "o silêncio" dos governos de esquerda, entre eles os de Brasil, Argentina, Colômbia e México, frente a essa situação.

Segundo Piñera, o fórum busca reunir políticos, acadêmicos, fundações e representantes da sociedade civil. Macri, por sua vez, afirmou que ex-presidentes e outras lideranças se autoconvocaram a "trabalhar em conjunto, e não a enfrentar de forma isolada" os governos e movimentos de esquerda, como o Fórum de São Paulo e o Grupo de Puebla".

"Este grupo nasce para enfrentar os inimigos da democracia, com maior eficácia, mais vontade e mais coragem, a fim de, realmente, conseguir coordenar nossa ação e passar das palavras e boas intenções à ação e aos resultados", ressaltou Piñera.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO