Mais de 81 mil pessoas estão vacinadas contra meningite C no Norte de MG; campanha segue até 30 de abril

03 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Municípios que ainda tiverem imunizantes podem continuar com a aplicação, afirmou a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros Vacinação contra Meningite C para profissionais de saúde começa segunda (1)

Arquivo PMC

Mais de 81 mil pessoas já foram vacinadas contra a meningite C no Norte de Minas, divulgou a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. A imunização segue até o dia 30 de abril, mas os municípios que ainda tiverem imunizantes podem continuar com a aplicação.

Fazem parte do público-alvo

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, a imunização foi ampliada para mais grupos, quase 46 mil pessoas foram protegidas no Norte de MG após essa medida, a SRS de Montes Claros ocupa a sétima posição em número de vacinados entre as 28 regionais de saúde de MG.

Pessoas com idades entre 16 e 30 anos

Estudantes universitários

Técnicos, professores e trabalhadores da educação

Profissionais de saúde

População não vacinada

“A recomendação repassada aos municípios é de que a ampliação da imunização para a população em geral não poderá impactar a oferta da vacinação de rotina, conforme está definido no Calendário Nacional mantido pelo Ministério da Saúde”, afirmou a coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes, em release divulgado à imprensa.

Sobre essa ampliação, a SRS destacou que é preciso avaliar o cartão de vacinação do usuário, assim como as contraindicações e precauções para a aplicação das doses. Já as secretarias municipais de saúde devem fazer o registro das vacinas utilizadas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) mantido pelo Ministério da Saúde ou no sistema e-SUS da Atenção Primária à Saúde (APS).

Casos e cobertura vacinal

Conforme a SRS, 15 casos de meningite foram incluídos no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) em 2022, sendo sete em Montes Claros e os demais em: Claro dos Poções; Coração de Jesus; Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo. No mesmo ano, o Sinan tem recebeu notificações de três óbitos da área da SRS, em Montes Claros, Rio Pardo de Minas e Rubelita.

A SRS orienta que os municípios adotem estratégias para aumentar a cobertura vacinal, como “integração dos processos de trabalho com os profissionais do Programa Saúde na Escola; planejar, caso necessário, a realização de vacinação em escolas do ensino médio, mediante aprovação dos representantes da comunidade escolar, ampliação do horário de funcionamento das salas de vacina no horário de almoço e nos finais de semana, além da utilização de postos fixos e volantes dentro das instituições de ensino superior, hospitais e demais estabelecimentos de saúde.”

Sobre a doença

meningite arte

Arte/G1

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO