Estudante é preso por usar ChatGPT durante vestibular de medicina

24 out 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Um estudante de 19 anos foi preso após ser flagrado usando a inteligência artificial do ChatGPT durante o vestibular de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, no último domingo (22).

O vestibulando foi flagrado enquanto usava o aparelho celular para colar na prova. As informações são da Polícia Civil de São Paulo.

 

A fiscal da sala na qual o jovem estava percebeu que ele olhava diversas vezes para baixo e mexia em algo enquanto realizava a prova. Ela se aproximou do estudante e observou que ele fazia uso do celular.

 

Confrontado pela fiscal, o aluno alegou que estava passando mal e tentou esconder o aparelho, mas não conseguiu. Ele admitiu que estava com dois celulares: um foi confiscado pela fiscal e o outro estava dentro da mochila.

 

Leia: Mulheres na TI: Amazon Brasil busca reduzir disparidade de gênero 

 

Além de usar o ChatGPT para auxiliar na redação, o estudante também trocou mensagens com outra pessoa que o ajudou a responder algumas questões.

 

O estudante foi preso por fraudes em certames de interesse público. Posteriormente, ele foi solto após pagar R$ 2,6 mil de fiança.

 

Leia: WhatsApp permite duas contas no mesmo celular. Veja mais novidades 

 

Em nota, a Fundação Vunesp, órgão responsável pela aplicação da prova, informou que o aluno foi desclassificado do processo seletivo, e garantiu que os demais participantes não foram prejudicados.

 

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa não se manifestou. Como o aluno não teve a identidade revelada, o UOL não conseguiu localizá-lo para pedir um posicionamento.

 

 


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO