Helicóptero com 3 a bordo desaparece em área amazônica

18 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Um helicóptero de uma empresa contratada pelo governo federal está desaparecido desde o começo da tarde desta quarta-feira (16). Três pessoas estavam na aeronave, que decolou de uma área de densa floresta amazônica.

 

Até o começo da noite desta quinta (17), o helicóptero continuava desaparecido.

 

Os trabalhos de busca são acompanhados pela Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) do Ministério da Saúde e pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

 

O helicóptero pertence à empresa Sagres, contratada pelo DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Amapá e norte do Pará, segundo os dois órgãos do governo federal.

 

No veículo estavam o engenheiro da Funai José Francisco Vieira, o comandante da aeronave, tenente-coronel Josilei Gonçalves de Freitas, e o mecânico Gabriel, conforme informação divulgada em nota pela Sesai e pela Funai.

 

Leia: Jovem de 13 anos põe cabeça para fora do ônibus, bate em poste e morre

 

A equipe fazia inspeção de pistas de pouso na região do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, que tem 3,8 milhões de hectares e abrange o norte do Pará e o oeste do Amapá.

 

O parque chega à fronteira com Suriname e acompanha o limite da Terra Indígena Parque do Tumucumaque, conforme o decreto de criação da unidade de conservação. Na região vivem indígenas isolados e de quatro etnias -são 2.800 indígenas ao todo, segundo levantamento do ISA (Instituto Socioambiental).

 

Leia: Lancha explode e menino fica com 70% do corpo queimado no DF

 

A equipe decolou de um polo base na aldeia Maritepu às 12h de quarta e deveria ter pousado em Macapá às 14h do mesmo dia.

 

"Após serem acionadas, as autoridades competentes começaram as buscas na região. Conforme a Sesai, ainda não há informações relativas à aeronave e aos passageiros", disse a Funai, em nota. "A Funai segue em contato com outros órgãos empenhados nas buscas."

 

A reportagem não conseguiu contato com a empresa contratada pelo DSEI. 


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO