Mais de 70% das escolas particulares no Brasil registram casos de bullying

17 abr 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!
Um levantamento realizado pela Meira Fernandes, empresa especializada em gestão e soluções para escolas particulares, revela que 73,21% das instituições de ensino privadas no país passaram por algum tipo de episódio de bullying.

A pesquisa foi realizada entre 6 de março e 13 de abril, de maneira online e presencial, em mais de 1.500 escolas da rede particular no país, ao ouvir donos de escolas e coordenadores pedagógicos. 

 
Conforme o levantamento, 62,5% dos casos reportados aconteceram no ensino fundamental II, que compreende alunos entre 11 e 15 anos. Quando considerados os casos do fundamental I, são mais de 77% de ocorrências. 
 
Em relação à motivação para o bullying, a pesquisa traz os seguintes números: violência psicológica, com mais de 30%; racismo, com mais de 10%; depreciação de classe social, com 5,36%; xenofobia e homofobia, ambas com 1,79%; e motivações diversas, com 43%. 
 
Além dos alunos, o corpo docente e administrativo das escolas está sob forte pressão, e os resultados da pesquisa apontam que 85,71% dos professores, coordenadores, assistentes e profissionais das escolas estão procurando a direção das instituições com relatos cada vez mais frequentes de depressão, síndrome do pânico, ansiedade e outras doenças que abalam a saúde mental desses profissionais. 
 
Nesse sentido, 91,7% das escolas registraram a mesma situação entre os estudantes. Entre as incidências estão: ansiedade (63%), depressão (17%), síndrome do pânico e automutilação (6% cada), além de bulimia (2%). 

FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO