RS: moradores retiram alimentos da lama após destruição de supermercado
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Além de provocar mortes e estragos, a passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul dificulta o acesso dos moradores a alimentos. Em Roca Sales, no Vale do Taquari, eles tiveram que recolher comida da lama após o supermercado local ser invadido pelas águas.
Imagens registradas pela TV Globo na quarta-feira (6/9) mostram moradores do município coletando alimentos da lama em frente a um supermercado que foi destruído pelo temporal. O município, que fica a cerca de 140 km de Porto Alegre, tem 10,4 mil habitantes e foi um dos mais atingidos pelas fortes chuvas.
Chuvas: municípios do RS receberão R$ 800 por desabrigados das chuvas
Segundo informações da Defesa Civil estadual, são dez mortos na cidade. Ao todo, no RS, 41 pessoas morreram por causa das chuvas. As estradas e ruas foram submersas pelas águas que envolveram Roca Sales, casas foram devastadas e barreiras desmoronaram. Postes de luz tombaram e cabos elétricos estão espalhados pelas vias. Veículos surgem virados entre os escombros.
A orientação das equipes envolvidas na operação de socorro é dificultada devido à precariedade do sinal de comunicação por telefone e internet. O único hospital da localidade foi completamente arrasado. Sinais nas paredes indicam que o nível da água quase alcançou o topo.
Segundo a direção do hospital, 12 pacientes estavam sob cuidados médicos na segunda-feira (4/9), quando a inundação ocorreu. Esses indivíduos foram redirecionados para diferentes unidades de atendimento médico.
FONTE: Estado de Minas