RS: três suspeitos de apologia ao nazismo e fascismo são presos

07 jun 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu três suspeitos de praticar crimes de ódio e armazenar materiais de apologia ao nazismo e ao fascismo. A Delegacia de Combate à Intolerância com apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) cumpriu mandado de busca e apreensão em Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita e Novo Hamburgo, nesta terça-feira (6/6).

Além do material apreendido, que fazia apologia a organizações de extrema-direita, foram encontrados livros nazistas, computadores, armas e munições. Segundo a delegacia responsável pela investigação, os organizadores aliciavam pessoas pelas redes sociais e aplicativos de mensagens para participarem de atos neonazistas.
A delegada Tatiana Barros, responsável pela investigação, explica que a organização divulgava mensagens de caráter neonazista, antissemítico e racista nas redes sociais.Leia também: Homem negro é amarrado pelos pés e mãos carregado por policiais em SP
“A ideologia utilizada pelo grupo tem como principal característica ser aceleracionista, ou seja, com finalidade de recrutamento de jovens nas redes sociais, atraídos por discursos nazistas e fascistas, direcionando jovens a praticar crimes graves e bárbaros'', diz a delegada.
Os suspeitos foram monitorados por cerca de seis meses. O objetivo é cessar o aliciamento de jovens colaboradores, desarticulando os grupos por meio das prisões das lideranças, monitorados pela Delegacia Especializada de Combate à Intolerância. Os suspeitos foram ouvidos e encaminhados ao sistema prisional.
*Estagiária sob supervisão de Thays Martins

FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO