Homenagem ao palhaço paraminense negro que fez história no pais

Compartilhe em suas redes sociais!

O próximo Carnaval vai contar com uma homenagem a Benjamim de Oliveira, com o enredo sobre o primeiro palhaço negro do Brasil

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro (frequentemente referida apenas como Salgueiro) é uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro e vai homenagear no próximo carnaval o paraminense Benjamim de Oliveira, através de um enredo sobre o primeiro palhaço negro do Brasil.

O nascimento do artista mineiro estará completando 150 anos em 2020.

Benjamim nasceu em uma humilde família na cidade Pará de Minas (MG). Superou o preconceito para se tornar um dos maiores artistas do Brasil no início do século 20. Era filho de mãe escrava e pai capataz. Fugiu com a trupe de um circo até chegar ao Rio de Janeiro, onde fez fama e chamou atenção de gente poderosa. Morreu na então capital federal em 1954.

Os temas racismo e intolerância poderão ser trabalhados no espaço que foi aberto para o carnavalesco Alex de Souza.

Em 2017, um episódio envolvendo Benjamim foi, inclusive, emblemático: a estátua do artista em Pará de Minas (MG) foi vandalizada com pichações de suásticas nazistas.

O anúncio oficial acontecerá no dia 5 de maio, mas o Salgueiro já publicou nas suas redes sociais nesta quarta-feira, 24, uma foto antiga de Pará de Minas e os versos: “Inspire-se e seja inspiração. Sorria e faça sorrir. Sonhe sempre!”

Benjamim já foi homenageado na Marquês de Sapucaí: em 2009, o palhaço foi o enredo da São Clemente, então no grupo de acesso. O desfile foi desenvolvido pelos carnavalescos Mauro Quintaes e Alexandre Louzada.

Ainda que o enredo não seja totalmente inédito, pesa o fato de que uma homenagem no Grupo Especial tem maior peso e visibilidade. Além disso, a discussão sobre racismo e intolerância se tornou muito mais densa nos último anos no Brasil, sobretudo pelo avança da extrema-direita política.

Fonte : setor1.band.uol 
Romulo Tesi

Benjamim de Oliveira

Deixe um comentário

1
🧨Denuncia❓
📸Flagrante❓
🧐Sugestão em pauta❓

Nos envie pelo WhatsApp❗❗
Powered by