Ao menos 11 soldados sírios morrem em ataque jihadista

26 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Pelo menos 11 soldados sírios foram mortos neste sábado (26) e outros 20 ficaram feridos em um ataque jihadista no noroeste do país, informou uma ONG.

O ataque, que não foi mencionado pela mídia oficial síria, ocorre após o bombardeio russo na quinta-feira na região de Yisr al-Shugur, perto de Idlib, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), com sede no Reino Unido.

Inúmeros combatentes do grupo jihadista Partido Islâmico do Turquestão (TIP) estão presentes nessa área.

"Onze soldados sírios morreram e outros 20 ficaram feridos quando combatentes do grupo Ansar al-Tawhid e do Partido Islâmico do Turquestão explodiram túneis que haviam cavado sob posições do exército e realizaram um ataque simultâneo a partir de outros túneis no sul de Idlib", disse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, à AFP.

"Dois jihadistas se suicidaram na operação dupla, enquanto continuam os confrontos violentos, o que provavelmente aumentará o número de vítimas", acrescentou a ONG, que conta com uma ampla rede de fontes no país devastado pela guerra.

Os membros do TIP, na sua maioria procedentes da minoria muçulmana uigur da China, vieram para a Síria depois de 2011 para ajudar formações jihadistas como a Hayat Tahrir al-Cham (HTS), dominada pelo antigo braço local da Al-Qaeda.

A área tem sido palco de intensos bombardeios nas últimas semanas, especialmente pela aviação russa, em resposta aos ataques do HTS em áreas controladas pelo Exército sírio no noroeste, segundo o OSDH.

A guerra na Síria deixou mais de meio milhão de mortos e milhões de deslocados.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO