Chanceler russo Lavrov chega à China antes da visita de Putin
O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, chegou a Pequim antes da visita prevista do presidente Vladimir Putin, informou o Ministério das Relações Exteriores russo nesta segunda-feira (16, noite de domingo em Brasília).
Lavrov está na capital chinesa como parte de uma delegação russa, afirmou o ministério na rede social X, antigo Twitter.
A China celebrará na terça e quarta o décimo aniversário de sua Iniciativa Cinturão e Rota, um projeto geopolítico com o qual o presidente Xi Jinping busca expandir o alcance global de seu país.
Delegados de 130 países participarão, mas os olhos estarão voltados para Putin, cuja dependência estratégica da China aumentou após a invasão da Ucrânia, que deixou a Rússia isolada internacionalmente.
Putin tem saído pouco de seu país desde o início da guerra, e a viagem desta semana será sua primeira a uma potência mundial.
A China se recusou a condenar a guerra para se posicionar como um ator neutro, ao mesmo tempo em que oferece apoio diplomático e financeiro a Moscou.
X
FONTE: Estado de Minas