Explosão na República Dominicana deixa 10 mortos e 11 desaparecidos

15 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Uma potente explosão em uma área comercial na capital da República Dominicana deixou pelo menos 10 mortos, 37 feridos e 11 desaparecidos, segundo um balanço atualizado oferecido nesta terça-feira (15) pelo presidente Luis Abinader.

Por volta das 15h10 locais (16h10 no horário de Brasília) de segunda-feira, uma grande explosão atingiu San Cristóbal, a 24 quilômetros ao sul de Santo Domingo.

"Meus sentimentos de profundos pêsames aos (familiares) das 10 pessoas, homens, mulheres e crianças, reportadas como mortas até agora", disse o presidente ao lado de ministros em visita ao local do desastre.

"Estamos fazendo tudo que é humanamente possível (...) para investigar a situação dos 11 desaparecidos", acrescentou o mandatário. "Há cerca de 37 pessoas internadas (em centros de saúde) com diferentes níveis de gravidade".

Após a explosão, um incêndio e uma gigantesca coluna de fumaça foram desencadeados.

A origem do ocorrido não foi estabelecida.

A explosão afetou diversos negócios, entre eles uma loja de ferragens, uma clínica veterinária e uma fábrica de plásticos, além de um edifício do Ministério Público.

Abinader destacou que "uma investigação será realizada para determinar a origem e as causas deste terrível acidente".

"Enquanto isso temos que salvar as vidas daqueles que foram afetados e feridos, e faremos isso sem nenhum limite de recursos para que possamos salvar cada vida humana, com a ajuda de Deus", acrescentou.

Vários veículos ficaram queimados, sendo retirados do local com retroescavadeiras.

- Buscas -

Imagens com os rostos das pessoas desaparecidas e números de telefone viralizaram nas redes sociais.

Nos hospitais próximos à região da tragédia, dezenas de pessoas se aglomeraram para saber se seus familiares, que presumiam estar na área quando ocorreu a explosão, estavam internados.

"Queremos saber o que aconteceu com nosso parente", disse à imprensa Daysi Rodríguez. "Presumíamos que estava aqui, mas não aparece na lista".

Cerca de 500 agentes das forças de segurança, Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram enviados para a região, disse o ministro da Presidência, Joel Santos. Cães estão sendo usados nas buscas sob os escombros dos edifícios destruídos.

"As janelas da casa se moveram com muita força e pensei que fosse um terremoto", contou uma testemunha ao jornal Listín Diario. "Pensei que iam quebrar".

O prefeito da cidade, José Montás, disse a esse meio de comunicação que as autoridades esperam que "nas próximas horas o incêndio seja completamente extinto, para que todos os técnicos, bombeiros e as autoridades possam determinar o motivo ou a causa da explosão".

A área foi evacuada e militarizada, segundo a imprensa local, que relatou feridos que sofreram queimaduras em 30% a 40% do corpo.

San Cristóbal é a quarta província mais populosa do país, com 688.828 dos 10 milhões de habitantes deste país caribenho.

X


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO