Guatemala prende suposto narcotraficante mexicano pedido em extradição pelos EUA

02 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

As autoridades da Guatemala prenderam, nesta quarta-feira (2), no aeroporto La Aurora, um suposto líder narcotraficante mexicano, pedido em extradição pelos Estados Unidos por tráfico de fentanil e metanfetamina, informou o Ministério Público.

O mexicano, identificado como Luis Alberto Márquez, de 44 anos, é requerido pela Corte Distrital de Maryland pelo crime de conspiração para distribuir essas drogas sintéticas, disse a porta-voz do Ministério Público, María José Mansilla.

"A investigação identificou o requerido como um dos líderes de uma organização no México", detalhou a jornalistas a funcionária.

Assegurou que Márquez "supervisionou o abastecimento e o transporte de fentanil e metanfetamina no México, e organizou para que a droga fosse traficada para os Estados Unidos para a sua venda e tentativa de venda".

O suposto traficante foi detido na noite de terça-feira por promotores em coordenação com agentes da Polícia Nacional Civil (PNC) quando tentava entrar no país pelo aeroporto La Aurora, o único da capital guatemalteca.

O preso chegou em um voo comercial procedente de seu país, acrescentou.

Com a detenção de Márquez, sobem para 19 as prisões com fins de extradição coordenadas pelo Ministério Público ao longo de 2023, 14 por crimes relacionados ao narcotráfico.

Com a ajuda de narcotraficantes locais, os cartéis internacionais utilizam a Guatemala e o resto da América Central para o tráfico de drogas para o México e Estados Unidos.

Segundo Washington, 90% da cocaína que entra eu seu território passa pelo México e América Central em aviões, lanchas e submersíveis.


FONTE: Estado de Minas


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO